Alguém sabe qual é o tempo necessário de contribuição para se aposentar atualmente? Ouvi falar que as regras mudaram, mas não tenho certeza de como está funcionando agora.
Oi, tudo bem? Sim, mudaram as regras para aposentadoria após a Reforma da Previdência de 2019. Vou te explicar de forma simples como está funcionando agora.
Para quem já contribuía antes da reforma (ou seja, antes de 12/11/2019), o tempo mínimo de contribuição para aposentadoria por idade continua sendo de 15 anos tanto para homens quanto para mulheres.
Mas, se você começou a contribuir depois dessa data, aí muda um pouco: os homens precisam de 20 anos de contribuição e as mulheres continuam com os 15 anos.
Além disso, tem a questão da idade mínima para se aposentar. Homens precisam ter 65 anos e mulheres, 62 anos (que vai valer de 2024).
Agora, se você tem uma profissão com condições especiais, como professor ou se trabalha com insalubridade, o tempo de contribuição pode ser menor, geralmente 25 anos, e para pessoas com deficiência, o tempo é reduzido conforme o grau.
Depende do tempo que você começou a contribuir e a sua profissão. Mas o mínimo geral ainda é 15 anos de contribuição e a idade mínima de 65 para homens e 62 para mulheres.
Esse tipo de dúvida é bem comum, mas nesse vídeo aqui você consegue esclarecer todas elas. Dá uma olhada.
Para ter direito à Aposentadoria por Tempo de Contribuição é preciso ter contribuído para o INSS por 30 anos mulheres ou 35 anos homens completados.
Eu me aposentei assim que atingi os 30 anos de contribuição antes da reforma de 2019. Como entrei no direito adquirido, não precisei passar pelas regras de transição.
ntão, eu me aposentei com 35 anos de contribuição, e como completei esse tempo antes da Reforma da Previdência, não precisei seguir as novas exigências
Minha mãe tem 61 anos e 4 meses de idade, trabalhou desde a infância no rural até 2007 quando passou no concurso público municipal para serviço gerais, além trabalhar ainda mora no rural. Podemos dar entrada a aposentadoria dela por tempo de contribuição ou por idade ou alguma regra de transição?
Ela pode se aposentar pela regra de transição, desde que tenha pelo menos 15 anos de contribuição.
Sua mãe pode tentar a aposentadoria por idade rural, se ela tiver pelo menos 15 anos de trabalho rural comprovados, aí a idade mínima seria 55 anos. No caso da aposentadoria por tempo de contribuição, seria necessário ver se ela completou 30 anos de contribuição para poder dar entrada, ou seguir pelas regras de transição.
Sim, é possível se aposentar se você tiver 30 anos de contribuição (para mulheres) ou 35 anos (para homens) completados antes da reforma de 2019.
Quem já tinha atingido esse tempo antes da reforma se enquadra no que chamam de direito adquirido, o que significa que mesmo com as mudanças nas regras, você ainda pode pedir a aposentadoria sem precisar cumprir as novas exigências.
Também estava com essa dúvida, mas acabei verificando outros conteúdos aqui do Net Dinheiro e acabaram me ajudando Talvez possa ser útil para você: