Qual é o valor de um auxílio-acidente?

Oi, gente! Alguém sabe me dizer qual é o valor de um auxílio-acidente? Estou tentando entender como esse benefício funciona e quanto ele paga, mas achei informações bem confusas em alguns lugares. Alguém que já recebe ou entende do assunto pode me explicar como é feito o cálculo e qual seria o valor certinho?

5 curtidas

O auxílio-acidente corresponde a 50% do valor do salário-de-benefício que o trabalhador receberia caso fosse concedido o auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

4 curtidas

O valor do auxílio-acidente depende de quando ocorreu o acidente ou a doença, e a média de salários de contribuição do trabalhador.

A reforma da previdência afetou a fórmula de cálculo, mas o benefício pode ser calculado com base nos salários de contribuição.

4 curtidas

O auxílio-acidente é um benefício do INSS destinado a trabalhadores que sofreram um acidente ou desenvolveram uma doença ocupacional, resultando em sequelas permanentes que afetam sua capacidade de realizar atividades laborais.

Como funciona?

O auxílio-acidente é concedido a segurados que, mesmo após a recuperação inicial, apresentam sequelas que impactam sua capacidade de trabalho.

Isso inclui, por exemplo, pessoas que, depois de se recuperar de um acidente de trabalho, não conseguem mais desempenhar as mesmas funções devido à redução da capacidade funcional, mesmo que ainda consigam continuar trabalhando.

Quem tem direito ao auxílio-acidente?

Podem ter direito ao auxílio-acidente os seguintes segurados:

• Empregados urbanos ou rurais
  • Empregados domésticos
  • Segurados especiais
  • Trabalhadores avulsos

Contribuintes individuais e facultativos não têm direito ao benefício, conforme decisões judiciais que excluem essa possibilidade para essas categorias.

Requisitos para a concessão

Para receber o auxílio-acidente, é necessário que o trabalhador atenda a alguns requisitos, como:

1. Qualidade de segurado – estar contribuindo para o INSS ou estar dentro do período de graça.
  2. Acidente ou doença ocupacional – o trabalhador deve ter sofrido um acidente de qualquer natureza ou uma doença relacionada ao trabalho, que tenha causado sequelas permanentes.
  3. Redução da capacidade laborativa – a capacidade de trabalho deve ter sido afetada permanentemente, podendo ser de forma parcial.
  4. Nexo causal – deve haver uma relação entre o acidente ou doença e a redução da capacidade para o trabalho.

Valor do auxílio-acidente

O valor do auxílio-acidente depende de quando ocorreu o acidente ou a doença, e a média de salários de contribuição do trabalhador.

A reforma da previdência afetou a fórmula de cálculo, mas o benefício pode ser calculado com base nos salários de contribuição.

• Para acidentes ocorridos , o benefício é de 50% da média dos 80% maiores salários de contribuição desde 1994.
  • O valor foi reduzido para 50% do valor que seria concedido em uma aposentadoria por invalidez.
  • Para acidentes a partir de 20/04/2020, a média é baseada nos 100% dos maiores salários de contribuição.

Duração e cessação do benefício

O auxílio-acidente é um benefício vitalício, mas pode ser cessado se:

• O segurado se aposentar por qualquer modalidade.
  • O segurado recuperar a capacidade total para o trabalho.
  • O segurado falecer.

Acúmulo com outros benefícios

Pode ser acumulado com outros benefícios, como pensão por morte, salário-maternidade, auxílio-reclusão, entre outros, mas não pode ser acumulado com aposentadoria, outro auxílio-acidente ou com benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença) decorrente do mesmo acidente ou doença.

5 curtidas

Confira aqui esses tópicos, caso tenha interesse:

4 curtidas

Este benefício é pago até a aposentadoria do segurado e não é interrompido com a recuperação da capacidade de trabalho, pois serve como uma compensação pelas sequelas permanentes resultantes do acidente.

4 curtidas

O valor do auxílio-acidente depende do seu salário de contribuição. Ele vai ser calculado com base no INSS, com um percentual de 50% do valor do benefício que você receberia se estivesse aposentado por invalidez.

Então, se você tem um salário de R$2.000,00, o valor do auxílio-acidente será de 50% disso, ou seja, R$1.000,00. Para calcular direitinho, a melhor opção é pedir uma simulação na própria Previdência Social.

4 curtidas

Eu recebi o auxílio-acidente e o valor foi 50% do meu salário de contribuição.

4 curtidas

Por exemplo, se eu recebia R$2.000,00, o valor que recebi foi R$1.000,00. O valor pode variar, mas isso é uma média do que você estava ganhando no momento do acidente.

4 curtidas

@ElianaDonato,o valor é sempre 50% do valor de um benefício por invalidez.

4 curtidas