Planejo viajar para o exterior e usar meu cartão de crédito internacional. Quais são os riscos que devo estar ciente ao usar meu cartão em outros países?
Angelita, que bom que vai realizar um sonho seu! Viajar para o exterior é uma delícia, mas a preocupação com o cartão de crédito é realmente bem legítima.
Também acho importante estar ciente dos possíveis riscos ao usar um cartão de crédito internacional.
Um dos principais riscos é a taxa de câmbio. Ao fazer transações em moeda estrangeira, você pode estar sujeito a taxas de conversão que podem encarecer suas compras.
Além disso, algumas instituições financeiras cobram uma taxa adicional por transações internacionais. Por isso, é importante verificar as políticas do seu banco em relação a essas taxas antes de viajar.
Fora esses pontos, é importante também manter uma cópia virtual do seu cartão de crédito no celular, e assim você evita de perder o cartão físico - mas essa é uma dica minha, já viajei várias vezes e achei mais fácil usar com o celular do que ficar tirando a carteira de dentro da minha doleira toda vez para usar.
Vou complementar o seu comentário com as principais taxas, pra deixar a discussão mais rica, beleza, @catarinarufino ?
De maneira geral, as taxas que os cartões de crédito internacionais cobram são essas - e é bom ter conhecimento delas, porque elas, às vezes, podem ser o motivo de você ultrapassar o seu orçamento e é um “risco” de inadimplência.
- IOF (Imposto sobre Operações Financeiras): Ao usar seu cartão no exterior, você será cobrado do IOF, um imposto de 6,38% sobre o valor total da transação.
- Taxa de conversão de moeda: As transações internacionais podem estar sujeitas a taxas de conversão de moeda cobradas pelo seu banco ou pela bandeira do cartão. Essas taxas podem variar de acordo com a instituição financeira e o país em que você está.
- Saque de dinheiro: Saques em caixas eletrônicos internacionais geralmente são cobrados com taxas adicionais, tanto pelo seu banco quanto pelo banco local do caixa eletrônico.
- Outras tarifas: Fique atento a outras tarifas que podem ser aplicadas, como tarifa por atraso no pagamento, tarifa por ultrapassagem do limite do cartão, etc
@angelitabelmonte eu já viajo há muitos anos para fora - começando pela América do Sul, hoje me aventurando para mais longe. E assim, já vi um pouco de tudo acontecer: cartão perdido, banco bloqueando transação fora do país, gente ficando sem grana porque não se planejou para as taxas… Olha, muita coisa mesmo!
Eu reuni aqui algumas das dicas principais que me vêm a mente para poder te ajudar:
- Informe seu banco sobre sua viagem: Comunique ao seu banco o seu destino e datas de viagem para que eles possam monitorar suas transações e evitar bloqueios por segurança.
- Ative as notificações de transações: Ative as notificações por SMS ou e-mail para ser avisado sobre cada transação realizada com seu cartão - um dos MAIS IMPORTANTES para garantir que está tudo certo
- Use apenas caixas eletrônicos confiáveis: Evite sacar dinheiro em caixas eletrônicos em locais desertos ou mal iluminados.
- Leve dinheiro em espécie como reserva: É sempre recomendável levar uma quantia em dinheiro em espécie como reserva para despesas menores ou em caso de problemas com o cartão.
- Considere um cartão de viagem pré-pago: Cartões de viagem pré-pagos podem ser uma opção vantajosa para controlar seus gastos no exterior, pois você carrega o cartão com um valor específico em sua moeda nacional e utiliza esse valor durante sua viagem.
Aqui no fórum tem bastante discussão sobre cartões internacionais, acho que pode ser útil para a sua pesquisa sobre o assunto: