Gostaria de organizar meus registros financeiros pessoais de forma mais eficiente, mas não sei por onde começar. Quais são as melhores práticas para manter registros financeiros organizados?
Há um tempo, eu passei por um período de dificuldades financeiras… Foi bem ruim, e tive que reorganizar toda a minha vida. Agora, nada do que eu faço passa desapercebido haha principalmente quando o assunto é contas! O que eu posso te dar de dicas, são essas:
- Anote tudo: Registre todas as suas transações, incluindo compras, pagamentos, contas, investimentos e transferências.
- Inclua detalhes: Anote o valor, a data, a categoria e a descrição de cada transação para ter um registro completo.
- Utilize comprovantes: Guarde os comprovantes de suas transações, como notas fiscais, extratos bancários e recibos, para referência futura.
- Crie categorias: Crie categorias para agrupar seus gastos, como alimentação, transporte, moradia, lazer, saúde e educação.
- Classifique cada transação: Classifique cada transação de acordo com a categoria definida, para ter uma visão geral de como você está gastando seu dinheiro.
Ótima dica, Luana! Eu ainda posso dar uma outra dica com base nessas coisas que você pontuou: Aproveite aplicativos de orçamento financeiro que facilitam o registro e a categorização de suas transações. Esses aplicativos podem fornecer insights valiosos sobre seus hábitos de gastos e ajudar a manter seus registros financeiros atualizados em tempo real.
Ou até mesmo planilhas ou tabelas, elas ajudam a ter uma noção mais visual do que está acontecendo com o seu dinheiro e o que você faz com ele!!
Nesses 3 posts tem bastante insight para organização financeira:
Outra coisa muito importante: Reserve tempo periodicamente para revisar seus registros financeiros e avaliar seu progresso em relação às suas metas financeiras. Isso ajudará a identificar áreas onde você pode melhorar e manter seus registros financeiros atualizados e precisos ao longo do tempo.
Toda semana eu separo pelo menos 1h de um dia (geralmente, segunda-feira ou sexta-feira) para dar uma olhada nos gastos, nas finanças, ver como estão as contas e a fatura do meu cartão!! É essencial para não se perder.