Como posso criar um orçamento eficaz para minha família?

Quero estabelecer um orçamento que atenda às necessidades da minha família e nos ajude a alcançar nossos objetivos financeiros.

1 curtida

Melissa, em 2024, essa foi a meta mais importante para mim e meu marido. Ano passado passamos por alguns sufocos, e esse ano decidimos que iríamos fazer diferente. São muitas coisas pra levar em consideração no orçamento - tipo contas fixas, variáveis, despesas “surpresas” e outras metas, tipo: roupas, viagens… É muita coisa!

Além de também entender quais são os hábitos financeiros de vocês, como gastam, como pretendem gastar, o que podem cortar para economizar, o que é essencial… etc. E o padrão de vida importa: vocês querem manter, melhorar, botar o pé no freio?

Espero que essas questões todas possam ter ajudado você a começar pensar melhor o tema!

1 curtida

Sophia, digo o mesmo! Por aqui passamos por períodos tensos e o foco foi 100% na organização e no orçamento! Até o momento, está funcionando, mas são diversos passos para começar. O que eu organizei foi mais ou menos assim:

Defina seus objetivos financeiros:

  • Converse com sua família: Reúna-se com todos os membros da família para discutir os objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo. Isso pode incluir quitar dívidas, comprar uma casa, realizar viagens, investir na educação dos filhos ou se aposentar com tranquilidade.
  • Liste os objetivos: Anote todos os objetivos que foram mencionados, priorizando-os por importância e definindo prazos para cada um.

Registre seus rendimentos:

  • Reúna todas as fontes de renda: Inclua salários, rendimentos de investimentos, aluguéis, pensões, auxílios e qualquer outra forma de entrada de dinheiro na família.
  • Anote os valores: Registre o valor de cada fonte de renda com frequência (mensal, quinzenal ou semanal), para ter uma visão completa da renda familiar.

Mapeie seus gastos:

  • Acompanhe seus gastos por um mês: Utilize ferramentas como aplicativos de controle financeiro, planilhas ou cadernos para anotar todos os seus gastos durante um mês.
  • Categorize os gastos: Classifique seus gastos em categorias como alimentação, moradia, transporte, saúde, educação, lazer, vestuário e outros.
  • Identifique áreas de economia: Analise seus gastos por categoria e identifique áreas onde você pode economizar, como reduzir custos com alimentação, transporte ou lazer.

Crie seu orçamento:

  • Utilize uma ferramenta: Existem diversos aplicativos, planilhas e sites que podem te auxiliar na criação do seu orçamento.
  • Distribua sua renda: Divida sua renda familiar entre as categorias de gastos, priorizando as necessidades básicas (alimentação, moradia, saúde) e definindo limites para cada categoria.
  • Ajuste o orçamento: Revise seu orçamento periodicamente (mensal ou trimestral) e faça ajustes conforme necessário, adaptando-o às mudanças na renda ou nos gastos.
1 curtida

Você segue a Nath Finanças? Ela me ajudou muuuuito a entender sobre organização financeira e orçamento! Minha vida financeira mudou muito depois que passei a consumir o conteúdo dela, de verdade. Outra coisa!
Com isso, a dica que eu posso dar já é bem parecida com a galera acima, mas vou falar mesmo assim: não se esqueça de incluir um fundo de emergência no orçamento familiar. Reserve uma quantia mensal para cobrir despesas inesperadas, como reparos domésticos, despesas médicas ou perda de emprego. Ter um fundo de emergência sólido pode proporcionar tranquilidade financeira e evitar que pequenos contratempos se transformem em crises financeiras.

1 curtida

Tava lendo algumas perguntas e respostas aqui no fórum e encontrei essas aqui que podem te ajudar:

1 curtida

Junto com a leitura, eu indico assistir alguns vídeos a respeito. Vi esse aqui e achei completo, mas tem outras pessoas fazendo, incluindo o perfil do Serasa. Vale a visita!

1 curtida