Estou começando um novo empreendimento e gostaria de criar um plano financeiro sólido para minha empresa.
É difícil falar sobre etapas para criar um empreendimento porque assim, cada um é cada um e todas as situações são diferentes. O que dá é para te dar um direcionamento de como começar o seu plano financeiro. A parte financeira é vital para o sucesso de um negócio, e ter uma boa base pode te trazer bons frutos.
Primeiro de tudo que eu indico - eu tentei fazer sem e deu errado - é buscar ajuda profissional. Contadores são literalmente formados pra isso, e auxiliam a identificar falhas e propor melhorias. Seu plano financeiro deve ser um documento vivo que se adapta às mudanças nas suas necessidades e no ambiente de negócios.
Mas, de maneira geral, vamos lá:
- Defina seus objetivos;
- Mantenha uma análise viva, com pontos fortes, fluxo de caixa, etc;
- Faça a projeção das necessidades do seu negócio, como investimentos, despesas, receitas;
- Tenha um orçamento mensal para todas as necessidades;
- Tenha planos para gerenciamento, em caso de dívidas, financiamentos e etc
Essas são as dicas mais gerais que consigo pensar agora
Geralmente, o plano financeiro começa logo depois de definir onde queremos chegar e o que queremos alcançar. A ideia é fazer um mapa que detalha todas as atividades, recursos e equipamentos que vamos precisar pra chegar lá na hora certa.
O planejamento financeiro da empresa é crucial pra gente conseguir prever como vai ser nossa situação financeira lá na frente e descobrir as melhores estratégias pra alcançar as metas de curto e longo prazo. É um misto de criatividade e análise, já que estamos meio que prevendo o futuro, mas com os pés bem no chão.
Por isso que seguir uma análise do orçamento, entradas e saídas, despesas, dívidas, é mais que importante para o sucesso financeiro da sua empresa.
Acredito que o que a Sarah escreveu acima já tá bem completo quando o assunto é planejamento financeiro empresarial. Ainda que seja um assunto chatinho, muita empresa acaba falindo por causa de falta de planejamento. Vi na minha família algumas situações parecidas, com pequenos comércios, que não foram administrados da maneira correta e acabaram fechando precocemente… É complicado.
Mas, vou deixar aqui o meu ponto de vista, também, das etapas essenciais, para enriquecer a discussão:
- Avalie a situação financeira atual da sua empresa.
- Defina metas específicas e alcançáveis.
- Elabore um plano detalhado com estratégias para atingir essas metas.
- Analise os riscos e estabeleça planos de contingência.
- Monitore e ajuste o plano regularmente conforme necessário.
Se deseja conhecer o atual cenário financeiro da sua empresa, deixo abaixo a sugestão de alguns pontos prévios a serem feitos:
- Análise do mercado: precificar, preço da concorrência, percepção de valor etc.
- Público-alvo
- Conhecimento sobre os pontos fracos e fortes (análise SWOT)
Esses pontos são importantes, na realidade, em todas as áreas da sua empresa: financeira, administrativa, RH, marketing… Tudo! É possível adaptar às necessidades e compreender melhor a situação que você se encontra.
Aqui no Netdinheiro temos alguns tópicos que retratam sobre organização financeira, talvez as dicas possam ser implementadas no dia a dia do seu negócio!