Quais são as condições do crédito rural para jovens pelo Pronaf?

Sou jovem agricultor e estou interessado em crédito rural específico para jovens. Quais são as condições e como posso me inscrever no Pronaf?

1 curtida

Para solicitar o Pronaf Jovem, os jovens agricultores familiares devem cumprir as seguintes condições:

• Ter concluído ou estar prestes a concluir o último ano de formação em centro familiar rural, ou ter concluído ou cursado o último ano de curso técnico em agropecuária do ensino médio
  • Ter renda bruta familiar de até R$ 360 mil nos últimos 12 meses de produção
  • Ter, no máximo, 4 módulos fiscais para a atividade agrícola ou 6 para a atividade pecuária
  • Utilizar mão de obra de terceiros apenas com base na sazonalidade da produção
  • Ter orientação e acompanhamento por empresas de assistência técnica e extensão rural credenciadas pela SAF/MDA e instituições financeiras
  • O valor máximo do financiamento é de R$ 25 mil, podendo ser concedidos até três financiamentos para cada cliente, ficando condicionada a nova contratação à previa liquidação do crédito anterior

As linhas de crédito estão sujeitas a aprovação cadastral, demais condições negociais e disponibilidade orçamentária.

produtor rural

1 curtida

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) oferece o Pronaf Jovem, um financiamento específico para jovens agricultores. Aqui estão os detalhes:

Requisitos do Pronaf Jovem:

• Beneficiários devem ser maiores de 16 anos e menores de 29 anos.
  • O financiamento é destinado a investimentos nas atividades de produção.
  • É necessário possuir uma Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) válida e atualizada.

O que pode ser financiado:

• Construção, reformas ou ampliações de benfeitorias e instalações na propriedade rural.
  • Aquisição de máquinas, equipamentos e implementos.
  • Formação e recuperação de pastagens.
  • Proteção e correção do solo.