Quais bancos oferecem financiamento estudantil com garantia do FGTS?

Estou procurando financiamento estudantil e ouvi dizer que alguns bancos aceitam o FGTS como garantia. Quais são essas instituições e como posso me inscrever?

1 curtida

Amiga, esses são os bancos que oferecem empréstimos com FGTS: Caixa, Banco do Brasil, Banco Pan, Banco Cooperativo Sicredi e Banco Inbursa. É importante entrar em contato com cada um deles para verificar os requisitos específicos e escolher a opção que melhor se adequa às suas necessidades. Boa sorte com seus estudos!

1 curtida

Eu aconselho você a fazer pela Caixa Econômica Federal (CEF) porque eles oferecem o Financiamento Estudantil Caixa (FIES). O Novo FIES, criado por lei em 2017, proporciona financiamento para estudantes de cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva pelo Ministério da Educação.

A Caixa é responsável por operar o FIES e oferece diferentes modalidades de financiamento com base na renda familiar do candidato. Quem tem renda familiar de até 1,5 salários mínimos pode ter direito a juros zero.

Para se candidatar, é necessário ter participado do ENEM a partir de 2010.

1 curtida

Eu optei pelo FIES e achei o processo bastante simples, colega. Para se inscrever no Novo FIES, o primeiro passo é realizar a inscrição online através do site do Fies Seleção.

Depois disso, o estudante selecionado pelo MEC precisa ir até a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino para validar as informações, obter o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) e escolher a seguradora para contratar o seguro prestamista, que garante o pagamento do empréstimo à Caixa em caso de morte ou invalidez total por acidente.

Por fim, com o DRI e o seguro selecionados, o estudante deve dirigir-se a uma agência da Caixa para que um agente verifique a documentação e registre as informações no Sistema de Financiamento Estudantil (SIFES), preparando o contrato para assinatura em seguida.

Mais dicas aqui:

1 curtida

Eu não consegui pelo FIES, então optei por fazer pelo Banco Itaú. O Itaú é parceiro do programa de crédito universitário privado Pravaler, que possibilita o financiamento de cursos de graduação, intercâmbios e cursos de curta duração.

É importante destacar que a contratação é semestral e, dependendo da política da universidade, é possível utilizar o Pravaler mesmo que você já tenha bolsa de estudos ou outro financiamento estudantil, como o FIES.

As taxas de juros são competitivas e, em algumas faculdades, pode não haver cobrança de juros. Além disso, não há acumulação de parcelas; ou seja, é possível fazer um novo contrato para financiar outro semestre, quitar as parcelas do contrato anterior primeiro e começar a pagar pelo novo contrato posteriormente.

Por fim, o Pravaler não utiliza a nota do ENEM como critério, sendo necessário apenas estar matriculado em uma das universidades parceiras e ter realizado o pagamento das matrículas.

Esse é o site da Pravaler

image

1 curtida

Eu optei por fazer o meu pelo Santander. Eles oferecem o Credi Universidade Santander, uma linha de crédito pessoal voltada para o público universitário, com limite de até R$ 2 mil, sujeito à análise de crédito do aluno correntista. Os requisitos incluem ser aluno correntista do Santander e ter renda comprovada. É importante lembrar que a aprovação está sujeita à análise de crédito e às condições vigentes no momento da contratação.

1 curtida

Amalia existe também o Financiamento Estudantil BV, em parceria com o Pravaler, uma linha de crédito destinada a quem deseja cursar ensino superior (graduação, pós-graduação ou MBA). Não é necessário ter conta em banco, e a contratação é feita semestralmente, oferecendo opções de financiamento sem juros e a possibilidade de financiar o valor total da mensalidade.

Para contratar, o interessado precisa realizar uma simulação e cadastrar-se. Em seguida, deve preencher os próprios dados e do fiador, enviando a documentação de forma online. Após isso, basta aguardar a aprovação da instituição e assinar o contrato.

Embora não seja obrigatória para a liberação do financiamento, a conta BV é gratuita e inclui um cartão de crédito sem anuidade, o que pode facilitar a administração do financiamento estudantil.

1 curtida