Como funcionam as modalidades de financiamento do FIES que cobrem 100% e 50% das mensalidades?
O FIES oferece duas modalidades de financiamento que podem cobrir 100% ou 50% das mensalidades, dependendo da renda familiar do estudante.
Na modalidade de financiamento que cobre 100% das mensalidades, funciona assim:
- Estudante precisa comprovar uma renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.
- Nesse caso, o financiamento cobre a totalidade do valor da mensalidade, permitindo que o estudante curse a faculdade sem custo direto durante o período de estudos.
- Após a formatura, o estudante terá um período de carência e, posteriormente, começará a pagar o financiamento de acordo com suas condições financeiras.
Já na modalidade que cobre 50% das mensalidades, a renda familiar per capita pode ser de até três salários mínimos. Nesse caso, o FIES cobre metade do valor da mensalidade, e o estudante é responsável pelo pagamento da outra metade. Essa modalidade é ideal para quem tem uma renda familiar um pouco mais alta, mas ainda precisa de apoio financeiro para cursar a faculdade.
Esse ano eu pesquisei bastante sobre o FIES para entender se ele seria uma boa opção para a minha formação. Eu acabei escolhendo outra modalidade com desconto, mas acho que posso contribuir para a conversa e responder sua dúvida.
FIES 100%:
- Para quem é: Essa modalidade é perfeita para quem tem renda familiar bruta mensal per capita de até meio salário mínimo e está inscrito no Cadastro Único (CadÚnico).
- Cobertura: O FIES cobre integralmente as mensalidades, sem precisar desembolsar nenhum centavo do seu bolso durante a faculdade.
- Taxa de juros: A taxa de juros é subsidiada pelo Governo Federal, ou seja, bem baixinha comparado a outros tipos de crédito.
- Pagamento: Você começa a pagar o FIES apenas depois de se formar, com prazo de até 15 anos para quitar a dívida.
FIES 50%:
- Para quem é: Essa modalidade é para quem tem renda familiar bruta mensal per capita entre meio e três salários mínimos.
- Cobertura: O FIES cobre 50% das mensalidades, e você precisa pagar a outra metade do seu bolso.
- Taxa de juros: A taxa de juros é subsidiada pelo Governo Federal, mas pode ser um pouco maior do que a do FIES 100%.
- Pagamento: Você começa a pagar o FIES apenas depois de se formar, com prazo de até 15 anos para quitar a dívida.
Era exatamente o que eu ia acrescentar aqui na conversa, @LuisGomes. Obrigada por deixar bastante explicado. Eu ainda acrescento algumas coisas importantes que eu percebi na minha pesquisa:
- É preciso ter um bom desempenho no ENEM: A nota mínima varia de acordo com o curso, mas geralmente é preciso ter pelo menos 450 pontos na redação e 400 pontos na média das demais provas.
- Não pode ter participado de outros programas de financiamento estudantil: Como o Prouni e o Crediário.
- Precisa comprovar renda familiar: Para garantir que você realmente precisa do financiamento.
Marcela, você optou pelo FIES neste ano? Quais foram os seus critérios?
Antonio, então, eu acabei sim. Mas porque pra mim, agora, pagar o valor total da faculdade tava completamente fora da minha realidade. Então fui atrás do financiamento para ver se seria possível. Tô cursando agora jornalismo e é um sonho!
Eu consegui o financiamento de 50% pela renda familiar e ajuda muito não ter que pagar o valor inteiro, principalmente porque com o passar dos semestres o valor vai aumentando bastante né? O meu critério foi só: queria fazer faculdade mas não conseguiria pagar sozinha. Então, fui atrás e pós-formatura, eu pago o restante. Paciência né
Aqui no fórum já tem bastante conteúdo sobre o FIES, espero que te ajude a chegar a uma decisão sobre o seu futuro!!