Detalhes sobre FIES 100% e 50%

Como funcionam as modalidades de financiamento do FIES que cobrem 100% e 50% das mensalidades?

1 curtida

O FIES oferece duas modalidades de financiamento que podem cobrir 100% ou 50% das mensalidades, dependendo da renda familiar do estudante.

Na modalidade de financiamento que cobre 100% das mensalidades, funciona assim:

• Estudante precisa comprovar uma renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.
  • Nesse caso, o financiamento cobre a totalidade do valor da mensalidade, permitindo que o estudante curse a faculdade sem custo direto durante o período de estudos.
  • Após a formatura, o estudante terá um período de carência e, posteriormente, começará a pagar o financiamento de acordo com suas condições financeiras.

Já na modalidade que cobre 50% das mensalidades, a renda familiar per capita pode ser de até três salários mínimos. Nesse caso, o FIES cobre metade do valor da mensalidade, e o estudante é responsável pelo pagamento da outra metade. Essa modalidade é ideal para quem tem uma renda familiar um pouco mais alta, mas ainda precisa de apoio financeiro para cursar a faculdade.

1 curtida

Esse ano eu pesquisei bastante sobre o FIES para entender se ele seria uma boa opção para a minha formação. Eu acabei escolhendo outra modalidade com desconto, mas acho que posso contribuir para a conversa e responder sua dúvida.

FIES 100%:

• Para quem é: Essa modalidade é perfeita para quem tem renda familiar bruta mensal per capita de até meio salário mínimo e está inscrito no Cadastro Único (CadÚnico).
  • Cobertura: O FIES cobre integralmente as mensalidades, sem precisar desembolsar nenhum centavo do seu bolso durante a faculdade.
  • Taxa de juros: A taxa de juros é subsidiada pelo Governo Federal, ou seja, bem baixinha comparado a outros tipos de crédito.
  • Pagamento: Você começa a pagar o FIES apenas depois de se formar, com prazo de até 15 anos para quitar a dívida.

FIES 50%:

• Para quem é: Essa modalidade é para quem tem renda familiar bruta mensal per capita entre meio e três salários mínimos.
  • Cobertura: O FIES cobre 50% das mensalidades, e você precisa pagar a outra metade do seu bolso.
  • Taxa de juros: A taxa de juros é subsidiada pelo Governo Federal, mas pode ser um pouco maior do que a do FIES 100%.
  • Pagamento: Você começa a pagar o FIES apenas depois de se formar, com prazo de até 15 anos para quitar a dívida.
1 curtida

Era exatamente o que eu ia acrescentar aqui na conversa, @LuisGomes. Obrigada por deixar bastante explicado. Eu ainda acrescento algumas coisas importantes que eu percebi na minha pesquisa:

• É preciso ter um bom desempenho no ENEM: A nota mínima varia de acordo com o curso, mas geralmente é preciso ter pelo menos 450 pontos na redação e 400 pontos na média das demais provas.
  • Não pode ter participado de outros programas de financiamento estudantil: Como o Prouni e o Crediário.
  • Precisa comprovar renda familiar: Para garantir que você realmente precisa do financiamento.
1 curtida

Marcela, você optou pelo FIES neste ano? Quais foram os seus critérios?

1 curtida

Antonio, então, eu acabei sim. Mas porque pra mim, agora, pagar o valor total da faculdade tava completamente fora da minha realidade. Então fui atrás do financiamento para ver se seria possível. Tô cursando agora jornalismo e é um sonho!

Eu consegui o financiamento de 50% pela renda familiar e ajuda muito não ter que pagar o valor inteiro, principalmente porque com o passar dos semestres o valor vai aumentando bastante né? O meu critério foi só: queria fazer faculdade mas não conseguiria pagar sozinha. Então, fui atrás e pós-formatura, eu pago o restante. Paciência né

1 curtida

Aqui no fórum já tem bastante conteúdo sobre o FIES, espero que te ajude a chegar a uma decisão sobre o seu futuro!!

1 curtida