Posso usar o FGTS para pagar despesas médicas?

Tenho despesas médicas altas e gostaria de saber se é possível usar meu saldo do FGTS para pagá-las. Como fazer isso e quais são os requisitos?

11 curtidas

Sim. Pacientes podem usar o FGTS para pagar contas hospitalares sempre que tiverem saldo disponível no fundo e necessidade de quitar despesas decorrentes de atendimento hospitalar.

Apesar de ser um direito muito difundido, é possível. Assim como é possível receber uma parcela do seu saldo do FGTS em caso de doenças graves!

8 curtidas

Esse direito não é tão difundido porque é até relativamente novo, sendo possível usar o FGTS para isso desde 2022, com a sanção de uma nova lei. A nova lei flexibilizou as regras do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, permitindo que trabalhadores utilizem o saldo do FGTS para cobrir diversas despesas com saúde , como:

• Consultas médicas, exames e procedimentos ambulatoriais (inclusive odontológicos);
  • Internações hospitalares (inclusive em unidades particulares);
  • Compra de medicamentos, próteses, órteses e outros insumos relacionados ao tratamento de saúde;
  • Custos com fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e outras terapias prescritas por médico;
  • Despesas com tratamentos de doenças graves , como câncer, HIV/AIDS e outras doenças crônicas.

Porém, o uso do seu saldo não é tão simples assim. Você vai precisar de laudos médicos que comprovem a necessidade - ou a doença, no caso - além de não ter usado o seu FGTS para nenhum outro motivo de saúde nos últimos 6 meses.

11 curtidas

Ah, que bom saber! Como eu faço pra pedir? Pelo app mesmo?

7 curtidas

Olha, @kalialmeida, isso não sei te dizer com certeza! Porém, acredito que seja mais ou menos parecido com o saque por doença grave. Dá uma olhada nesses direcionamentos:

É pelo app mesmo. Então deve estar em “outras opções de saque” no app!!

7 curtidas

Olha, pode ser que você não consiga tão tranquilamente pelo FGTS, mesmo com a Lei. Pode ser que você precise de auxílio jurídico, tá?

Tenta entrar em contato com o FGTS para entender mais sobre o saque por despesa médica:

Ou até pelo próprio APP é possível conseguir atendimento para sanar suas dúvidas. Vê também aqui nesse Blog, aqui da comunidade Net Dinheiro, se você tem mais direcionamentos: Principais dúvidas sobre o uso do FGTS

6 curtidas

Eu consegui, antes até da Lei de 2022, por meio de processo judicial, utilizar o saldo do FGTS do meu pai para custear o valor das despesas médicas dele, já que trabalhou anos em uma empresa e, pela insalubridade, sofreu muitas questões. Não tínhamos dinheiro, só o que tinha no Fundo de Garantia para poder cobrir, e conseguimos.

Mas demorou, viu, não foi rápido não. E também não sei dizer se essa questão é mais rápida (ou menos devagar rs) hoje em dia após a aprovação da Lei. Não conheço ninguém que precisou dps disso.

10 curtidas

Ah, até onde eu sei, todas as despesas médicas NECESSITAM ser comprovadas com nota fiscal ou rebico, ou coisas do tipo. Meio que igual quando você faz o Imposto-De-Renda , sabe?

Para poder comprovar pro FGTS que você precisa do dinheiro. Além de ter que ter mais de 3 anos de carteira assinada e saldo na conta!

Mas não sei mais que isso também, não é algo que já tenha necessitado anteriormente.

7 curtidas

Ah, obrigado! Achei que eu pudesse pedir antes do valor da despesa. Você sabe se dá? Alguém sabe?

6 curtidas

Até onde eu sei, @kalialmeida , só pode mesmo depois, com a comprovação da despesa. Acho que não dá para pedir tipo 1.000 para isso.

O que você pode é tentar o saque aniversário para ter o dinheiro na mão todo ano, mas aí pode não cobrir toda sua necessidade. Não sei muito mais que isso.

8 curtidas