Posso transferir o seguro quando vendo o carro?

Estou pensando em trocar de veículo. Dá para aproveitar a apólice atual?

5 curtidas

Oi @giovannaoliveira passei por isso ano passado. Quando vendi meu carro, liguei na seguradora para saber o que fazer. No meu caso, eles cancelaram a apólice do carro antigo e transferiram para o novo, mas fizeram um recálculo do valor porque o modelo era diferente.

Tive que pagar uma pequena diferença. Então dá para aproveitar sim, mas depende do carro que você vai comprar.

5 curtidas

Estou querendo trocar de carro em breve, mas minha ideia era continuar com o seguro atual para não precisar começar tudo do zero. Fiquei na dúvida se dava para transferir a apólice para o carro novo ou se teria que cancelar e fazer outro.

Pesquisando sobre isso, descobri que normalmente a seguradora consegue atualizar a apólice para o novo veículo, fazendo apenas um ajuste no valor se o carro for diferente.

Esse vídeo me ajudou bastante a entender como funciona essa troca de carro com o seguro:

5 curtidas

No meu caso não compensou transferir. Quando troquei de carro, a seguradora até ofereceu a transferência da apólice, mas o valor ficou praticamente igual a fazer um seguro novo. Acabei cancelando e fechando outro com outra seguradora. Então é bom comparar antes.

5 curtidas

Já passei por isso quando troquei de carro no ano passado. Eu também tinha essa dúvida porque ainda faltavam vários meses para o seguro vencer e não queria perder a apólice que já estava ativa.

Quando comprei o carro novo, falei com o corretor e ele fez a atualização do seguro para o veículo novo. A seguradora só recalculou o valor com base no modelo do carro, mas não precisei cancelar nem contratar outro seguro do zero.

Na época eu também vi um vídeo que explica bem o que acontece com o seguro quando você troca de carro e como funciona essa atualização da apólice:

6 curtidas

Quando você vai trocar de carro, na verdade existem algumas opções em relação ao seguro. Pelo que aprendi quando passei por isso, geralmente funciona assim:

• Transferir o seguro para o carro novo: a seguradora atualiza a apólice com os dados do novo veículo. Normalmente fazem um recálculo do valor, que pode aumentar ou diminuir dependendo do modelo.
  • Cancelar o seguro atual: se você ainda não comprou outro carro, pode cancelar e receber parte do valor proporcional do tempo que faltava.
  • Fazer um seguro novo: algumas pessoas preferem aproveitar a troca de carro para comparar preços e contratar uma nova seguradora.

No fim das contas, cada caso é um caso, então vale a pena verificar direitinho com a seguradora ou corretor para entender qual opção compensa mais para você @giovannaoliveira.

5 curtidas