Estou pensando em trocar de veículo. Dá para aproveitar a apólice atual?
Oi @giovannaoliveira passei por isso ano passado. Quando vendi meu carro, liguei na seguradora para saber o que fazer. No meu caso, eles cancelaram a apólice do carro antigo e transferiram para o novo, mas fizeram um recálculo do valor porque o modelo era diferente.
Tive que pagar uma pequena diferença. Então dá para aproveitar sim, mas depende do carro que você vai comprar.
Estou querendo trocar de carro em breve, mas minha ideia era continuar com o seguro atual para não precisar começar tudo do zero. Fiquei na dúvida se dava para transferir a apólice para o carro novo ou se teria que cancelar e fazer outro.
Pesquisando sobre isso, descobri que normalmente a seguradora consegue atualizar a apólice para o novo veículo, fazendo apenas um ajuste no valor se o carro for diferente.
Esse vídeo me ajudou bastante a entender como funciona essa troca de carro com o seguro:
No meu caso não compensou transferir. Quando troquei de carro, a seguradora até ofereceu a transferência da apólice, mas o valor ficou praticamente igual a fazer um seguro novo. Acabei cancelando e fechando outro com outra seguradora. Então é bom comparar antes.
Já passei por isso quando troquei de carro no ano passado. Eu também tinha essa dúvida porque ainda faltavam vários meses para o seguro vencer e não queria perder a apólice que já estava ativa.
Quando comprei o carro novo, falei com o corretor e ele fez a atualização do seguro para o veículo novo. A seguradora só recalculou o valor com base no modelo do carro, mas não precisei cancelar nem contratar outro seguro do zero.
Na época eu também vi um vídeo que explica bem o que acontece com o seguro quando você troca de carro e como funciona essa atualização da apólice:
Quando você vai trocar de carro, na verdade existem algumas opções em relação ao seguro. Pelo que aprendi quando passei por isso, geralmente funciona assim:
- Transferir o seguro para o carro novo: a seguradora atualiza a apólice com os dados do novo veículo. Normalmente fazem um recálculo do valor, que pode aumentar ou diminuir dependendo do modelo.
- Cancelar o seguro atual: se você ainda não comprou outro carro, pode cancelar e receber parte do valor proporcional do tempo que faltava.
- Fazer um seguro novo: algumas pessoas preferem aproveitar a troca de carro para comparar preços e contratar uma nova seguradora.
No fim das contas, cada caso é um caso, então vale a pena verificar direitinho com a seguradora ou corretor para entender qual opção compensa mais para você @giovannaoliveira.