Tem alguma situação em que posso perder o direito ao salário-família? Por exemplo, se a renda familiar aumentar ou se meus filhos completarem determinada idade?
O trabalhador pode perder o direito ao Salário Família em algumas situações específicas. Isso acontece, por exemplo, se o dependente falecer, ao completar 14 anos ou quando o filho ou equiparado recupera a capacidade.
É essencial que o empregado informe imediatamente qualquer uma dessas ocorrências.
Sim, existem várias situações em que você pode perder o direito ao Salário Família. Aqui estão algumas delas:
- Morte do Dependente: Se o seu filho ou dependente falecer, você não poderá mais receber o benefício.
- Idade do Dependente: Quando o seu filho completar 14 anos, você deixa de ter direito ao Salário Família. No caso de filhos com deficiência, essa regra não se aplica, pois eles podem receber o benefício independentemente da idade.
- Recuperação da Capacidade: Se o seu filho ou dependente que tinha alguma deficiência recuperar a capacidade, o direito ao benefício também será encerrado.
- Aumento da Renda: Se a sua renda mensal ultrapassar o limite estipulado pelo governo federal, é de R$ 1.754,18, você pode perder o direito ao benefício. Isso pode ocorrer, por exemplo, se você receber uma promoção ou bonificações que elevem sua remuneração.
É importante ressaltar que, se alguma dessas situações ocorrer, você deve comunicar imediatamente ao seu empregador.
A falta de comunicação pode levar a consequências legais, como descontos em pagamentos indevidos ou até mesmo rescisão do contrato por justa causa.
Oi, tudo bem? Então, sim, tem algumas situações em que você pode perder o direito ao Salário Família. Se o seu filho completar 14 anos, por exemplo, ou se ele falecer, você não vai mais receber o benefício.
Sim, existem algumas situações em que o Salário Família pode ser perdido. Se o dependente morrer ou completar 14 anos, por exemplo, você deixa de ter direito.
Além disso, se a sua renda mensal subir e ultrapassar o limite, isso também pode afetar o benefício.
O direito ao Salário Família pode acabar em algumas situações, como quando seu filho faz 14 anos ou se houver um falecimento.
Eu perdi o direito ao Salário Família recentemente porque minha renda aumentou. Eu não estava ciente de que uma promoção poderia fazer isso, e agora preciso me adaptar. É uma lição para ficar atento a esses detalhes.
Esse tipo de dúvida é bem comum, mas nesse vídeo aqui você consegue esclarecer todas elas. Dá uma olhada:
Dá uma olhada nesses tópicos aqui, para entender melhor sobre o benefícios: