Quais são as melhores opções para investir 500 reais todo mês pensando em segurança e rentabilidade a médio prazo?
Com R$500 por mês, é possível investir em diversas alternativas. Na renda fixa, você pode considerar o Tesouro Direto (nas modalidades Selic, IPCA+ ou Prefixado), além de CDBs, LCIs e LCAs.
Já na renda variável, há opções como ações, ETFs, fundos imobiliários e fundos de investimento.
Eu comecei a investir R$500 por mês no Tesouro IPCA+ e achei uma excelente opção. Meu foco é médio e longo prazo, e gostei da ideia de ter um rendimento real acima da inflação.
@Roger, Se você quer investir R$500 por mês com foco em segurança e boa rentabilidade a médio prazo, as melhores opções estão, em geral, na renda fixa. Aqui vão as principais alternativas:
Tesouro IPCA+ (Tesouro Direto)
Ideal para quem quer proteger o dinheiro da inflação e ainda ter ganho real. Indicado para prazos a partir de 3 anos. Seu rendimento é a inflação (IPCA) + uma taxa fixa anual. É seguro, pois tem garantia do governo.
CDBs de bancos médios com liquidez no vencimento
São títulos emitidos por bancos. Se você escolher um CDB com boa taxa (por exemplo, 100% do CDI ou mais) e vencimento entre 2 a 4 anos, pode ter uma rentabilidade interessante, escolha sempre os que têm cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Créditos).
LCIs e LCAs
Têm a vantagem de serem isentas de imposto de renda, o que pode aumentar o rendimento líquido. Assim como os CDBs, também têm cobertura do FGC e são boas opções para médio prazo (geralmente de 1 a 3 anos).
Fundos de investimento em renda fixa com boa gestão
Se preferir algo mais automático, você pode investir em fundos de renda fixa que seguem o CDI ou a inflação. Verifique apenas a taxa de administração, que deve ser baixa (0,5% ou menos).
Essas opções oferecem uma combinação de baixo risco e rentabilidade estável ao longo do tempo, sendo ideais para quem quer começar com pouco, mas com foco em crescer com segurança.
Eu divido os R$500 mensais entre um CDB de banco médio que paga 105% do CDI e uma LCI com vencimento em 3 anos.
Pra mim, o mais prático foi aplicar os R$500 em um fundo de renda fixa dentro da corretora que eu já uso.
É automático e eu nem preciso ficar escolhendo os ativos. O importante é ver se a taxa de administração é baixa, senão come o rendimento.
Eu comecei no mundo dos investimentos aplicando R$500 por mês no Tesouro Selic. Pode não ser o mais rentável de todos, mas é super seguro e tem liquidez.
Eu uso os R$500 mensais pra aplicar em fundos imobiliários. Gosto da ideia de receber uma renda passiva com os aluguéis e ver meu patrimônio crescer ao longo do tempo.
É renda variável, sim, mas pra mim tem sido mais estável do que ações e ainda tem isenção de imposto nos dividendos.
Eu sou bem conservador, então escolhi aplicar R$500 todo mês em LCA. Não paga imposto de renda e é garantido pelo FGC.
Eu testei deixar os R$500 mensais numa conta digital com rendimento automático, tipo aquelas que rendem 100% do CDI. É quase como um investimento, e tem liquidez imediata.
Olha, aqui temos outros conteúdos, confiram:
- É seguro investir com a Toro?
- Quais são os tipos de fundos de investimento?
- Qual é o investimento mais seguro e rentável para investir
- Qual é a diferença entre investir em Tesouro Selic, fundo DI e CDB?
- Como investir dinheiro com segurança?
- Quais são as melhores corretoras de investimentos para iniciantes?