Como investir dinheiro com segurança?

Tenho um dinheiro guardado, mas ainda tenho medo de investir e acabar perdendo tudo. Quais são as formas mais seguras de investir mesmo sendo iniciante, e como saber se estou fazendo a escolha certa para meu perfil?

5 curtidas

É super comum sentir esse receio no início, e a boa notícia é que dá, sim, para investir com segurança mesmo sendo iniciante.

O primeiro passo é entender seu perfil de investidor que pode ser conservador, moderado ou arrojado. Isso vai te guiar nas escolhas mais compatíveis com seu nível de tolerância ao risco.

Para quem está começando e quer segurança, os investimentos mais indicados geralmente são os de Renda Fixa e que contam com garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos). Aqui vão alguns exemplos:

• Tesouro Direto (principalmente Tesouro Selic): Investimento do governo, fácil de começar com pouco dinheiro (a partir de R$30) e ideal para reserva de emergência.

• CDBs de bancos confiáveis: É como emprestar dinheiro ao banco e receber com juros depois. Tem segurança do FGC até R$250 mil por instituição.

• LCI e LCA: Parecidos com os CDBs, mas com isenção de Imposto de Renda, o que aumenta o rendimento líquido.

• Fundos conservadores ou multimercados com perfil moderado, se você tiver o auxílio de um assessor ou analista.

Além disso, é muito importante diversificar a carteira, nunca coloque todo o dinheiro em um único investimento. Assim, se um não for tão bem, outro pode compensar.

Outro cuidado é escolher instituições sérias e reguladas pelo Banco Central e pela CVM. Uma boa dica é procurar o melhor banco digital para guardar dinheiro que ofereça opções de investimentos com rentabilidade acima da poupança e suporte para te orientar, como o C6 Bank, Inter, Nubank ou a própria Toro, que já tem integração com o Santander.

5 curtidas

Pra mim, o segredo de investir com segurança começa com planejamento. Antes de qualquer aplicação, eu montei uma reserva de emergência em Tesouro Selic, porque é fácil de resgatar e super seguro.

4 curtidas

Eu também tinha muito medo de perder dinheiro, então comecei estudando bastante e descobri que dá pra começar devagar e com segurança.

Abri uma conta em uma corretora confiável e fui de Tesouro Direto, principalmente Tesouro Selic. Hoje também tenho LCI e LCA no meu portfólio, tudo garantido pelo FGC.

4 curtidas

Uma coisa que aprendi é que segurança não é só escolher um bom investimento, mas também escolher onde você vai investir.

4 curtidas

Por isso optei por começar com um melhor banco digital para guardar dinheiro, como o Inter. Eles oferecem CDBs com rentabilidade legal e tudo garantido pelo FGC.

Também uso o app pra acompanhar meu saldo e rendimento diariamente. Ter essa facilidade no celular me dá mais controle e confiança no que estou fazendo.

4 curtidas

Pesquiso antes, vejo se tem FGC, e confiro se a corretora é certificada pelo Banco Central.

4 curtidas

Comecei com pouco, coisa de R$ 50, só pra testar. Usei o Tesouro Direto e, depois de um tempo, fui me sentindo mais confiante. Hoje já tenho investimentos em CDB, LCI, e até uma parte pequena em Fundos Imobiliários.

4 curtidas

Se for buscar um app prático, seguro e com bons produtos de Renda Fixa, recomendo muito procurar o melhor banco digital para guardar dinheiro que ofereça suporte e ferramentas pra você acompanhar sua carteira.

4 curtidas

Aprendi que o melhor caminho é fazer uma carteira balanceada, com Renda Fixa pra dar estabilidade e um pouco de Renda Variável pra potencializar o retorno.

4 curtidas

Quando comecei, abri conta no melhor banco digital para guardar dinheiro na época e eles já ofereciam CDBs com 100% do CDI e garantia do FGC.

4 curtidas

Olha, aqui na comunidade Net Dinheiro temos outros conteúdos, dá uma olhada:

https://netdinheiro.com.br/t/qual-e-o-melhor-banco-digital-para-investir/115014
https://netdinheiro.com.br/t/qual-o-melhor-banco-digital-para-guardar-dinheiro/115072
https://netdinheiro.com.br/t/qual-banco-digital-libera-mais-limite-de-credito/111034
https://netdinheiro.com.br/t/qual-o-melhor-banco-digital-para-receber-salario/114677

4 curtidas