Estou pensando em fazer um lance, mas gostaria de entender o que acontece se eu der o lance e não for contemplado. Alguém poderia me ajudar nisso?
Se você fizer um lance em um consórcio e não for contemplado, o valor oferecido no lance não será descontado.
@douglaslavoura Olá, quando você dá um lance em um consórcio e não é contemplado, o valor que você ofereceu no lance não é perdido nem cobrado.
Ele funciona apenas como uma proposta para tentar antecipar a contemplação da sua cota. Ou seja, se o seu lance não for o vencedor naquele mês, o valor permanece com você e continua tudo normalmente no consórcio. Você pode tentar novamente nos meses seguintes, se quiser
Você pode ficar tranquilo, porque o lance é só uma proposta mesmo. O dinheiro não é bloqueado, não é descontado, não sai da sua conta.
Se você não for contemplado, o sistema nem mexe no valor que você indicou. E o mais legal é que você pode usar essa estratégia várias vezes até conseguir.
Já passei pelas duas situações ser contemplado por sorteio e por lance. Quando o meu lance não foi aceito, simplesmente segui pagando. Tentei de novo depois com um valor mais alto e fui contemplado. Então, vale muito a pena tentar, mas sem medo de perder dinheiro caso não funcione.
Eu estava com essa mesma dúvida. Liguei pra administradora e eles explicaram que o lance funciona como uma tentativa de adiantar sua carta, mas não é obrigatório nem cobrado se você não for contemplado.
O valor só é usado se o seu lance ganhar. Se não, continua tudo como estava. Eu tento sempre dessa forma porque não tenho o dinheiro extra pra dar um lance à vista.
Muita gente acha que, ao oferecer o lance, já está comprometendo o dinheiro, mas não é assim, o lance só se transforma em débito quando você é contemplado. Até lá, é só uma proposta.
O legal é que você pode analisar o histórico dos valores contemplados no seu grupo para tentar dar um lance mais competitivo da próxima vez.
Mas se o seu lance não for suficiente, ele simplesmente não é utilizado. Você não perde nada com isso.
Passei por isso mês passado, dei um lance e achei que já iam debitar da minha conta, mas descobri que só descontam o valor se você for contemplado.
Caso contrário, não muda nada, continuei pagando as parcelas normalmente e vou tentar de novo no próximo mês.
Confira esses conteúdos aqui, caso tenha interesse: