O nome sujo bloqueia minha chave Pix? Em que situações isso acontece realmente?
Palavra-chave: conseguir boleto parcelado para negativado
O nome sujo bloqueia minha chave Pix? Em que situações isso acontece realmente?
Palavra-chave: conseguir boleto parcelado para negativado
Ter o nome sujo, ou seja, estar com o CPF negativado em órgãos de proteção ao crédito como Serasa ou SPC, não impede a utilização do Pix.
Olha, ter o nome sujo, ou seja, estar com o CPF negativado em órgãos de proteção ao crédito como Serasa ou SPC, não bloqueia a sua chave Pix nem impede que você continue usando o sistema normalmente para enviar ou receber dinheiro.
Muita gente tem essa dúvida, principalmente porque recentemente o Banco Central fez algumas mudanças nas regras do Pix para aumentar a segurança nas transações.
A negativação do CPF significa apenas que você possui dívidas em aberto, ou seja, está inadimplente com alguma instituição.
Isso pode afetar seu acesso a crédito (como financiamentos, cartões ou empréstimos), mas não interfere no uso do Pix, que continua funcionando normalmente. Seu CPF negativado não é motivo para bloqueio da sua chave Pix.
Agora, existem sim algumas situações que podem levar ao bloqueio da chave Pix, mas são diferentes da simples inadimplência. Por exemplo:
Então, para quem está negativado, a única preocupação mesmo deve ser manter o CPF regularizado na Receita Federal, porque isso sim pode impactar o uso do Pix. Negativação por dívida não bloqueia o sistema.
Se você está nessa situação, saiba que dá para tentar conseguir boleto parcelado para negativado em plataformas como o Serasa Limpa Nome.
Lá você pode consultar suas pendências e, em muitos casos, renegociar com até 90% de desconto e pagar parcelado inclusive com a opção de pagar via Pix, se preferir.
Leia também:
https://netdinheiro.com.br/t/quanto-tempo-a-pessoa-fica-com-o-nome-sujo/115558
https://netdinheiro.com.br/t/como-pegar-emprestimo-com-nome-sujo/111018
https://netdinheiro.com.br/t/como-eu-posso-conseguir-emprestimo-com-o-nome-sujo/111014
Eu também tinha essa dúvida, porque meu CPF ficou negativado um tempo atrás e eu achei que isso podia me impedir de usar o Pix. Mas não, ter o nome sujo não bloqueia o Pix.
A restrição é só pra crédito mesmo, tipo cartão, empréstimo, financiamento.
Não, ter o nome sujo não bloqueia o Pix, eu mesmo estou com restrição no CPF e continuo usando o Pix sem nenhuma dificuldade.
Já pesquisei bastante sobre isso e até consultei na Serasa, o que bloqueia o Pix são fraudes, problemas no cadastro ou ordem judicial, mas não a negativação por dívida.
Aliás, consegui boleto parcelado para negativado lá no Serasa Limpa Nome e estou pagando devagar pra tentar limpar meu nome.
O que o nome sujo impede é pegar crédito, fazer financiamento, cartão, essas coisas. Agora o Pix é um sistema de pagamento e ninguém pode te impedir de usar só porque você tem dívidas.
Não se preocupe, ter o CPF negativado não bloqueia o Pix. Eu estava com dívidas e achei que podia ter problema, mas usei normal o tempo todo.
que pode dar problema é se o CPF tiver irregular na Receita, aí a chave Pix pode ser suspensa. Mas dívida não bloqueia. Até consegui outro dia boleto parcelado para negativado e paguei pelo próprio Pix, então é só organizar as finanças que dá certo.
Passei por essa situação recentemente e pesquisei bastante porque estava com medo de não conseguir mais usar o Pix.
E se for questão de dívida, dá até pra conseguir boleto parcelado para negativado e negociar. Eu mesma fiz isso e resolvi parte das minhas dívidas assim.