Saberiam me dizer se o consórcio consulta o SPC e o Serasa?
Olha, muitas administradoras analisam o Serasa Score no momento da contemplação do consórcio.
No caso de um consórcio de automóvel, por exemplo, essa análise ocorre quando o cliente é contemplado e recebe a carta de crédito para adquirir o carro, assumindo o compromisso de seguir pagando as parcelas restantes do consórcio.
Sim, o consórcio pode realizar consultas ao SPC e ao Serasa.
É como o pessoal já falou aqui o consórcio consulta sim SPC e Serasa, mas geralmente só na hora de liberar a carta de crédito.
O que muita gente não sabe é que mesmo com o nome limpo, se o score estiver muito baixo, isso também pode dificultar. E não é só isso, eles olham se você tem muitas dívidas em relação à sua renda. Tem que estar com as contas em dia.
Sim, fazem sim a consulta ao SPC e Serasa. No meu caso, entrei num consórcio e fiquei tranquilo, só que quando fui sorteado veio a surpresa meu nome estava negativado por causa de uma dívida antiga que eu nem lembrava.
É como se fosse uma análise de crédito de financiamento, mas sem os juros. O lado bom é que consórcio não te nega a entrada se estiver com restrição, mas vai travar na hora da contemplação.
Eu e meu marido fizemos um consórcio de moto. No começo, tudo tranquilo, não pediram análise nenhuma. Mas quando ele foi contemplado, aí começou a parte burocrática. Eles pediram vários documentos, inclusive autorização pra consultar SPC e Serasa.
Sim! Meu consórcio foi com a Renault (via Embracon), e eles deixaram claro desde o começo que na hora da contemplação haveria uma análise de crédito. Consultam sim SPC e Serasa, e também consideram score.
Eu tinha essa mesma dúvida e pesquisei bastante antes de entrar num consórcio. Descobri que a análise de crédito é feita na hora da contemplação, não na hora da adesão.
Pessoal, sim o consórcio pode consultar SPC e Serasa. Quando você entra, pode até ser aceito mesmo se tiver alguma pendência, mas na hora de retirar a carta de crédito, aí sim eles analisam seu nome. É tipo uma segunda aprovação.
Eles fazem isso pra saber se a pessoa tá com o nome limpo e se vai conseguir continuar pagando as parcelas depois.
Olha, essa é uma dúvida muito comum e importante, especialmente para quem está pensando em entrar num consórcio de forma planejada.
Sim, é possível que o consórcio consulte o SPC e o Serasa, principalmente no momento da contemplação, que é quando o cliente é sorteado ou dá um lance e recebe a carta de crédito.
Nessa fase, a administradora precisa garantir que o participante terá condições de continuar pagando o restante das parcelas. Por isso, pode ser feita uma análise de crédito que inclui a consulta ao SPC e ao Serasa, além de outros critérios.
Cada administradora tem suas próprias regras, mas alguns fatores são geralmente considerados, como:
-
Histórico de pagamentos: Se existem dívidas em atraso ou registros negativos que indiquem risco de inadimplência.
-
Score de crédito: Quanto maior a pontuação, maior a confiança na sua capacidade de pagamento.
-
Restrições financeiras: Como protestos, cheques sem fundo ou ações judiciais.
-
Comprometimento de renda: A relação entre sua renda mensal e o total de dívidas que você já possui.
Essas informações ajudam na tomada de decisão da administradora, pois ela precisa avaliar se liberar a carta de crédito é seguro naquele momento.
E se você quer comparar outras opções de consórcio ou até buscar alternativas para crédito e planejamento financeiro, recomendo dar uma olhada no site Net Dinheiro lá tem vários conteúdos e sugestões que podem te ajudar a fazer a melhor escolha pro seu momento.
Confiram esses tópicos aqui, caso tenha mais interesse em entender o processo do consórcio:
https://netdinheiro.com.br/t/quem-tem-restricao-no-serasa-pode-fazer-consorcio/115430
https://netdinheiro.com.br/t/precisa-ter-score-alto-para-fazer-consorcio/115424
https://netdinheiro.com.br/t/e-vantajoso-fazer-um-consorcio/109991