Ouvi falar que a dívida “some”. Isso é verdade ou ainda pode dar problema?
Pelo que pesquisei, é que o nome sai dos órgãos de proteção ao crédito depois desse prazo, então a restrição deixa de aparecer. Só que a dívida em si não desaparece.
No meu caso, mesmo depois de um tempo, a empresa ainda continuava cobrando. Fiquei na dúvida se isso poderia voltar a impactar de alguma forma depois. Então, pelo que entendi até agora, ela deixa de aparecer como negativação, mas não deixa de existir.
Alguém já conseguiu negociar depois desse prazo com desconto melhor?
Tenho um conhecido que esperou esse prazo e conseguiu voltar a ter crédito em algumas situações, mas quando tentou financiamento maior, a dívida antiga ainda apareceu internamente. Então acho que ela não some não. Tanto que tem aquela lista negra dos bancos, né? rs
Eu já passei por isso e posso dizer que o termo “caducar” acaba confundindo muita gente. O que caduca é a negativação, não a dívida em si. Depois de 5 anos, seu nome fica “limpo” nos birôs de crédito, o que já ajuda bastante.
Mas a dívida ainda está lá no sistema interno da empresa. Isso pode influenciar depois se você tentar fazer negócio com a mesma instituição no futuro.
Aqui na comunidade Net.dinheiro tem vários tópicos pra te ajudar a entender as limitações de ter um nome sujo, sugiro dar uma olhada em:
Eu também já tive essa dúvida e fui atrás de entender melhor, inclusive com base no que o próprio Serasa explica. A resposta curta é: não, a dívida não some depois de 5 anos, mas o que acontece muda bastante a situação.
Funciona assim na prática:
Quando uma dívida não é paga, seu nome pode ser negativado em órgãos como Serasa e SPC. Essa negativação fica visível por um período máximo de 5 anos a partir da data do vencimento da dívida. Depois desse prazo, a dívida “caduca” apenas no sentido de que ela deixa de aparecer como negativação no seu CPF.
Ou seja, após 5 anos:
-
Seu nome sai da lista de negativados
-
A dívida não aparece mais nas consultas padrão de crédito
-
Seu score pode melhorar com o tempo, dependendo do seu comportamento financeiro atual
Mas aqui está o ponto mais importante, e que muita gente confunde:
A dívida continua existindo mesmo depois dos 5 anos.
Segundo o que o Serasa explica, a empresa credora ainda pode:
-
Continuar tentando cobrar a dívida
-
Oferecer renegociação, muitas vezes com descontos altos
-
Manter registro interno dessa pendência
Além disso, mesmo sem aparecer no Serasa, a empresa com quem você ficou devendo pode dificultar novos negócios, como liberar crédito, cartão ou financiamento.
Outro detalhe importante: após os 5 anos, a dívida não pode mais ser cobrada judicialmente na maioria dos casos, porque ocorre a prescrição. Mas isso não impede a cobrança amigável, como ligações ou propostas de acordo.
Então, resumindo de forma bem direta:
A dívida não desaparece, ela só deixa de afetar seu nome nos órgãos de proteção ao crédito após 5 anos. Ainda pode gerar impacto, principalmente com a própria empresa credora.
Na minha visão, mesmo depois desse prazo, muitas vezes vale a pena negociar. Já vi casos em que, depois de anos, aparecem descontos bem grandes para quitar e encerrar de vez a pendência.
mesmo sem aparecer no Serasa ou SPC, algumas empresas mantêm registro interno. Isso pode dificultar aprovação de crédito direto com elas. Então, apesar de “sumir” da consulta pública, ainda pode ter impacto.
Recomendo o vídeo do querido Primo Pobre pra entender melhor esse assunto:
Eu consegui, Larissa. Depois de um tempo, comecei a receber ofertas e resolvi dar uma olhada. O desconto foi bem alto, fez sentido pra mim e acabei pagando porque queria meu nome limpo, né?!