MEI precisa declarar Imposto de Renda pessoa física?

Sou MEI e estou em dúvida se a declaração do CNPJ substitui ou não o Imposto de Renda da pessoa física.

5 curtidas

Oi @ezequielcunha eu também fiquei com essa dúvida quando abri meu MEI. Descobri que ser MEI não obriga automaticamente a declarar IRPF. O que realmente importa é quanto eu tive de rendimentos tributáveis no ano. Se eu ultrapassar o limite definido pela Receita, aí preciso declarar como pessoa física.

5 curtidas

Eu estava super perdido nessa dúvida até assistir a este vídeo que me ajudou a entender direitinho quando o MEI precisa declarar o Imposto de Renda como pessoa física – explicou direitinho a diferença entre a declaração do MEI e a do IRPF e me deixou mais tranquilo:

6 curtidas

Eu só precisei declarar quando meus rendimentos passaram do limite anual da Receita Federal. Antes disso, mesmo sendo MEI, não era obrigatório. Acho importante verificar também se teve ganho de capital, investimentos ou outros fatores que podem obrigar a entrega.

5 curtidas

Eu só precisei declarar quando meus rendimentos passaram do limite anual da Receita Federal. Antes disso, mesmo sendo MEI, não era obrigatório. Acho importante verificar também se teve ganho de capital, investimentos ou outros fatores que podem obrigar a entrega.

Na época, eu fiquei bem confuso com essas regras e acabei encontrando este vídeo que me ajudou a entender passo a passo quando o MEI precisa declarar como pessoa física e como fazer essa verificação direitinho:

5 curtidas

Tinha essa mesma dúvida @ezequielcunha. No entanto, pesquisando por aqui e tentando entender melhor as regras, percebi que ser MEI não significa que a gente é automaticamente obrigado a declarar o Imposto de Renda pessoa física. O que realmente conta são os rendimentos tributáveis, ganho de capital, investimentos e outros critérios da Receita Federal.

Aqui vai alguns tópicos que me ajudaram!

5 curtidas