Imposto de renda consulta

Como posso consultar minha situação fiscal e declarações de imposto de renda já realizadas?

2 curtidas

É sempre importante estar atento a sua situação fiscal mesmo. Geralmente, eu vejo pelo portal e-CAC, da Receita Federal. É fácil de entender como funciona e todas as suas informações constarão lá. Seja alguma pendência com o fisco, ou apenas uma constatação de que todas as suas obrigações estão em dia!

Lá também você encontra seus Imposto-De-Renda dos anos anteriores.

2 curtidas

Só para complementar, dentro do e-CAC, você poderá verificar sua situação fiscal, pendências, débitos e restituições. Além disso, haverá uma opção para acessar suas declarações de imposto de renda anteriores, onde você poderá verificar detalhes das declarações, como rendimentos declarados, deduções, pagamentos realizados e restituições.

Certifique-se de ter todos os documentos necessários em mãos e siga as instruções do site para garantir o acesso seguro às suas informações fiscais. Pelo site da Receita também é possível realizar a verificação, ok? O procedimento é parecido.

2 curtidas

Acesse o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC):

• Portal Gov.br: Acesse o site do governo (https://www.gov.br/pt-br) e clique em “Entrar” no canto superior direito.
  • Login: Utilize seu CPF e senha cadastrados no gov.br para entrar no e-CAC.
  • Caso ainda não tenha cadastro: Se ainda não possui cadastro no gov.br, você pode criá-lo no próprio site.

2. Navegue até a aba “Meu Imposto de Renda”:

• Menu principal: No menu principal do e-CAC, localize a aba “Meu Imposto de Renda”.
  • Opções disponíveis: Dentro da aba “Meu Imposto de Renda”, você encontrará diversas opções, como:
    • Consultar Declarações Enviadas: Visualize todas as declarações de imposto de renda que você já enviou, inclusive o ano-base atual.
    • Situação Fiscal: Acesse sua situação fiscal atual, incluindo informações sobre pendências, débitos e restituições.
    • Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral (CSC): Gere o seu CSC, documento que comprova sua inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
    • Declarações em Andamento: Acompanhe o andamento da sua declaração de imposto de renda atual, caso ainda esteja em fase de edição.
    • Restituição: Consulte o status da sua restituição de imposto de renda, se houver.
    • Outras opções: Explore outras opções disponíveis, como consulta de débitos, emissão de DARF e comunicação com a Receita Federal.

2 curtidas

Esse vídeo tem o passo a passo certinho de como você consegue verificar, caso as sugestões acima não sejam o suficiente. Eu vi ele inteiro e me ajudou bastante a encontrar a documentação que eu estava precisando.

https://www.youtube.com/watch?v=zveBekCS5Zo

2 curtidas

Leia ainda alguns temas relacionados:

1 curtida