Dicas para conseguir desconto na conta de luz

Como é possível obter descontos na conta de luz, existem programas ou técnicas específicas?

2 curtidas

Marcia, com o passar dos anos, acabei aprendendo algumas práticas (ou como você chamou, “técnicas específicas”) para acabar economizando na minha conta de luz. É um pouco daquilo que a gente já sabe, mas não custa nada ressaltar, principalmente se realmente ajuda, né?

Com um pouco de conhecimento e as estratégias certas, você pode diminuir significativamente o valor da sua fatura e economizar energia de forma consciente.

• Desligue as luzes quando não estiver usando: Um simples gesto pode fazer a diferença!
  • Utilize lâmpadas LED: Substitua as lâmpadas incandescentes e fluorescentes por LEDs, que consomem até 80% menos energia.
  • Desligue os aparelhos eletrônicos da tomada: Evite o “stand-by”, que consome energia mesmo quando os aparelhos estão desligados.
  • Tome banhos mais curtos: O chuveiro elétrico é um dos maiores vilões da conta de luz. Reduza o tempo do banho e economize água e energia.
  • Lave roupa com água fria: A maior parte da energia gasta na lavagem de roupas é para aquecer a água. Opte pela lavagem com água fria sempre que possível.
  • Seque as roupas no varal: Evite usar a secadora elétrica, que consome muita energia.
  • Mantenha a geladeira e o freezer organizados: Evite deixar a porta aberta por muito tempo e organize os alimentos de forma eficiente.
  • Limpe os filtros da geladeira e do ar condicionado regularmente: Isso garante o bom funcionamento dos aparelhos e reduz o consumo de energia.
  • Aproveite a luz natural: Abra as cortinas durante o dia para aproveitar a luz natural e reduzir a necessidade de iluminação artificial.
2 curtidas

Marco, aproveito as suas dicas para acrescentar algumas outras, principalmente quando o assunto é a negociação com as concessionárias de energia.

Algumas delas possuem programas de desconto, tipo com a tarifa verde, vários meses de valor abaixo da média, etc. Por exemplo, a cemig oferece algumas opções de conseguir desconto que posso citar:

• Tarifa Verde: Reduza sua conta de luz em até 25% consumindo energia em horários específicos. Ideal para quem tem flexibilidade no uso da energia.
  • Programa de Eficiência Energética (PEE): Ganhe créditos na conta de luz ao reduzir seu consumo de energia.
  • Programa CEMIG Geração Solar: Instale painéis solares em sua casa ou empresa e gere sua própria energia, com descontos na conta de luz e benefícios fiscais.
  • Tarifa Social: Clientes de baixa renda podem ter acesso à Tarifa Social, com descontos de até 65% na conta de luz.
2 curtidas

Aqui em casa, eu tento ao máximo aproveitar a luz do dia, evitando ficar com as luzes acesas mais do que o necessário. Se, por exemplo, estou assistindo TV, não tem necessidade - ou tento deixar um abajur com uma luz de LED, se for necessário iluminar.

Além disso, deixo todos os eletrônicos desligados se não estou usando, principalmente computador - já que trabalho de casa, eles puxam bastante energia com o passar do tempo.

Ah, outra coisa, aqui em casa, não tenho chuveiro elétrico, mas já paguei bastante por usar chuveiro elétrico - ele puxa muita energia mesmo!

2 curtidas

Nossa, Thiago, assino embaixo!

Há alguns anos, tive a oportunidade de colocar a energia solar por um preço mais em conta e não me arrependo não! Ajudou bastante a diminuir os custos, principalmente nos banhos, e em outras coisas, que ajuda a economizar. Não me arrependo - mas entendo que hoje em dia, é um investimento muito alto!

2 curtidas

Vou deixar aqui duas coisas que me ajudaram a diminuir a conta de luz:

• Tarifa social de energia elétrica: Se você se enquadra em alguma das condições estabelecidas pelo governo, como ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pode ter direito à tarifa social de energia elétrica, que oferece descontos significativos na conta de luz.
  • Negociação com a distribuidora: Em alguns casos, é possível negociar diretamente com a distribuidora de energia para obter descontos ou condições de pagamento mais favoráveis, especialmente se você estiver passando por dificuldades financeiras temporárias.
2 curtidas

Alguns outros tópicos aqui do fórum que podem te auxiliar:

1 curtida