Como é possível obter descontos na conta de luz, existem programas ou técnicas específicas?
Marcia, com o passar dos anos, acabei aprendendo algumas práticas (ou como você chamou, “técnicas específicas”) para acabar economizando na minha conta de luz. É um pouco daquilo que a gente já sabe, mas não custa nada ressaltar, principalmente se realmente ajuda, né?
Com um pouco de conhecimento e as estratégias certas, você pode diminuir significativamente o valor da sua fatura e economizar energia de forma consciente.
- Desligue as luzes quando não estiver usando: Um simples gesto pode fazer a diferença!
- Utilize lâmpadas LED: Substitua as lâmpadas incandescentes e fluorescentes por LEDs, que consomem até 80% menos energia.
- Desligue os aparelhos eletrônicos da tomada: Evite o “stand-by”, que consome energia mesmo quando os aparelhos estão desligados.
- Tome banhos mais curtos: O chuveiro elétrico é um dos maiores vilões da conta de luz. Reduza o tempo do banho e economize água e energia.
- Lave roupa com água fria: A maior parte da energia gasta na lavagem de roupas é para aquecer a água. Opte pela lavagem com água fria sempre que possível.
- Seque as roupas no varal: Evite usar a secadora elétrica, que consome muita energia.
- Mantenha a geladeira e o freezer organizados: Evite deixar a porta aberta por muito tempo e organize os alimentos de forma eficiente.
- Limpe os filtros da geladeira e do ar condicionado regularmente: Isso garante o bom funcionamento dos aparelhos e reduz o consumo de energia.
- Aproveite a luz natural: Abra as cortinas durante o dia para aproveitar a luz natural e reduzir a necessidade de iluminação artificial.
Marco, aproveito as suas dicas para acrescentar algumas outras, principalmente quando o assunto é a negociação com as concessionárias de energia.
Algumas delas possuem programas de desconto, tipo com a tarifa verde, vários meses de valor abaixo da média, etc. Por exemplo, a cemig oferece algumas opções de conseguir desconto que posso citar:
- Tarifa Verde: Reduza sua conta de luz em até 25% consumindo energia em horários específicos. Ideal para quem tem flexibilidade no uso da energia.
- Programa de Eficiência Energética (PEE): Ganhe créditos na conta de luz ao reduzir seu consumo de energia.
- Programa CEMIG Geração Solar: Instale painéis solares em sua casa ou empresa e gere sua própria energia, com descontos na conta de luz e benefícios fiscais.
- Tarifa Social: Clientes de baixa renda podem ter acesso à Tarifa Social, com descontos de até 65% na conta de luz.
Aqui em casa, eu tento ao máximo aproveitar a luz do dia, evitando ficar com as luzes acesas mais do que o necessário. Se, por exemplo, estou assistindo TV, não tem necessidade - ou tento deixar um abajur com uma luz de LED, se for necessário iluminar.
Além disso, deixo todos os eletrônicos desligados se não estou usando, principalmente computador - já que trabalho de casa, eles puxam bastante energia com o passar do tempo.
Ah, outra coisa, aqui em casa, não tenho chuveiro elétrico, mas já paguei bastante por usar chuveiro elétrico - ele puxa muita energia mesmo!
Nossa, Thiago, assino embaixo!
Há alguns anos, tive a oportunidade de colocar a energia solar por um preço mais em conta e não me arrependo não! Ajudou bastante a diminuir os custos, principalmente nos banhos, e em outras coisas, que ajuda a economizar. Não me arrependo - mas entendo que hoje em dia, é um investimento muito alto!
Vou deixar aqui duas coisas que me ajudaram a diminuir a conta de luz:
- Tarifa social de energia elétrica: Se você se enquadra em alguma das condições estabelecidas pelo governo, como ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pode ter direito à tarifa social de energia elétrica, que oferece descontos significativos na conta de luz.
- Negociação com a distribuidora: Em alguns casos, é possível negociar diretamente com a distribuidora de energia para obter descontos ou condições de pagamento mais favoráveis, especialmente se você estiver passando por dificuldades financeiras temporárias.
Alguns outros tópicos aqui do fórum que podem te auxiliar: