Trabalho como autônomo e tive alguns rendimentos extras no ano. Como saber se preciso declarar e pagar Imposto de Renda este ano?
Se, ao longo de 2024, você recebeu rendimentos tributáveis como salário, férias, aposentadoria ou pensão por morte que somaram mais de R$ 33.888, você está obrigado a fazer a declaração do Imposto de Renda este ano.
Ou seja, quem ultrapassou esse valor precisa prestar contas à Receita Federal.
Se você trabalhou como autônomo e teve alguns rendimentos extras ao longo do ano, o primeiro passo é somar tudo o que você recebeu de rendimentos tributáveis ou seja, aqueles que estão sujeitos ao ajuste na declaração.
Isso inclui o que você ganhou com o seu trabalho, pagamentos de clientes, horas extras, possíveis aluguéis, benefícios do INSS ou qualquer outro valor que se encaixe nessa categoria.
Se essa soma anual ultrapassou R$ 33.888,00 em 2024, você precisa fazer a declaração do Imposto de Renda, mesmo que não tenha carteira assinada. E não importa se foi tudo de um único cliente ou de vários trabalhos menores: o que conta é o total recebido no ano.
Além disso, mesmo que você não tenha passado desse valor, outros fatores podem te obrigar a declarar, como ter bens acima de R$ 800 mil ou rendimentos isentos (como uma indenização ou herança) muito altos.
Por isso, vale a pena consultar um simulador gratuito no site da Receita Federal ou conversar com um contador para ter certeza e não correr o risco de cair na malha fina.
Eu sempre me confundo nessa parte também, o que eu faço todo ano é entrar no site da Receita Federal e usar o simulador que eles oferecem.
O valor limite para rendimentos tributáveis em 2024 é de R$ 33.888. Se você recebeu mais que isso no ano, já tem que declarar.
Agora, pagar ou não imposto depende de um cálculo que o programa faz, considerando deduções, dependentes e o imposto que já foi descontado na fonte. Eu faço isso todo ano porque é fácil se enrolar com esses detalhes.
Olha, eu também trabalho como autônomo e a dica que me deram foi: some tudo o que você recebeu no ano, até aquelas coisinhas pequenas que parecem sem importância.
O programa da Receita calcula isso sozinho. Eu sempre baixo o programa e preencho só pra ter certeza. Às vezes acho que vou pagar e acaba que não preciso.
A regra básica que me explicaram foi essa: se você teve mais de R$ 33.888,00 em rendimentos tributáveis no ano tipo salário, pensão, aluguel, aposentadoria já tem que declarar.
Eu sou MEI e, além do que ganho como autônomo, tenho uns freelas que faço por fora. A primeira coisa que faço é juntar todos os extratos, notas e recibos do ano e somar.
No meu caso foi o contador quem me alertou. Eu trabalho como autônoma e faço alguns trabalhos informais. Achava que não precisava declarar porque não tinha carteira assinada, mas ele explicou que o que importa é o valor total que você recebe no ano.
@Atosalves1, aqui na netdinheiro.com.br temos muitos conteúdos interessantes, confira:
https://netdinheiro.com.br/t/como-atualizar-financiamento-imobiliario-declaracao-imposto-renda/110866
https://netdinheiro.com.br/t/como-fazer-imposto-de-renda/115031
https://netdinheiro.com.br/t/imposto-de-renda-consulta/113674