Como posso usar o FGTS para comprar um imóvel?

Tenho vontade de usar o saldo do FGTS para dar entrada em um imóvel. Alguém sabe como funciona esse processo? Quais são os critérios e procedimentos?

7 curtidas

Você pode usar o saldo do FGTS de várias maneiras para a compra de um imóvel, sim! O mais comum é usá-lo como entrada, o que já alivia bastante o valor do financiamento.

Mas, olha, tem alguns critérios que você precisa atender. Primeiro, o imóvel tem que ser residencial e estar dentro do limite de valor estipulado pela Caixa, que varia de acordo com a cidade.

E não dá pra já ter outro imóvel no mesmo município, viu? Além disso, você precisa ter no mínimo três anos de trabalho com carteira assinada, seja contínuo ou não, e o saldo do FGTS tem que estar disponível por pelo menos três anos também.

Ah, e outra coisa: o imóvel precisa ser usado pra moradia própria. Dá uma olhada nessas regras antes de seguir em frente!

7 curtidas

Então, pra usar o FGTS na compra de um imóvel, a primeira coisa que você precisa fazer é verificar se você atende às condições.

A Caixa exige que você tenha, no mínimo, três anos de carteira assinada (não precisa ser seguidos, tá?) e o imóvel tem que estar dentro do valor limite que eles estabelecem pra sua cidade.

Outra coisa importante: o imóvel tem que ser para sua moradia, não pode ser pra investimento ou aluguel. E claro, você não pode ter outro imóvel na mesma cidade.

O saldo do FGTS pode ser usado tanto pra dar entrada quanto pra abater parcelas do financiamento ou até quitar uma parte da dívida. Se você já tem o imóvel em mente, dá uma passada na Caixa pra ver direitinho todos os detalhes!

6 curtidas

Sim, dá pra usar o FGTS pra dar entrada em um imóvel. A Caixa tem algumas regras, tipo o imóvel ser residencial e você ter pelo menos três anos de carteira assinada. Vale a pena conferir se você se encaixa!

6 curtidas

Eu fiz isso recentemente. Usei o saldo do FGTS pra dar entrada no meu apartamento. O processo é simples, mas tem que atender a algumas exigências, como o imóvel estar dentro do limite de valor que a Caixa impõe pra sua cidade.

Além disso, você não pode ter outro imóvel no mesmo município. No meu caso, o saldo do FGTS cobriu quase 40% da entrada, o que facilitou muito!

7 curtidas

Oi, @LuanaNunes, como você está? Então, aqui no Net Dinheiro já temos alguns tópicos falando sobre esse assunto.

Que tal dar uma olhada? Creio que pode te ajudar! :arrow_down:

5 curtidas

Ótima pergunta! Eu tô na mesma situação que você. O que eu sei até agora é que o imóvel tem que ser pra moradia própria e você precisa de pelo menos três anos de FGTS acumulado. Ah, e tem que ser um imóvel dentro dos valores permitidos pela Caixa.

6 curtidas

Utilizar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para a compra de um imóvel é uma excelente opção para muitas pessoas que desejam adquirir a casa própria. O processo envolve algumas etapas e requisitos, mas pode ser muito vantajoso.

Requisitos para Utilizar o FGTS

Antes de tudo, é necessário atender a certos critérios para poder usar o FGTS na compra do imóvel:

• Ter trabalhado ao menos três anos sob o regime do FGTS (não precisa ser consecutivo).
  • O imóvel deve ser para uso residencial próprio, e não para aluguel ou fins comerciais.
  • A propriedade deve estar na mesma cidade onde você reside ou trabalha.
  • Não possuir outro imóvel residencial na mesma cidade.
  • O valor do imóvel precisa estar dentro dos limites estabelecidos pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), que variam de acordo com a região.

Como Utilizar o FGTS

Há diferentes formas de usar o FGTS na compra de um imóvel:

Você pode usar o saldo do FGTS para reduzir o valor financiado, pagando uma parte do imóvel à vista.

Mas, caso já tenha um financiamento em andamento, é possível usar o FGTS para diminuir ou quitar a dívida.

Por fim, outra opção é usar o FGTS para pagar até 80% do valor das prestações durante um período de 12 meses consecutivos.

Documentos Necessários

Para utilizar o FGTS, você precisará reunir alguns documentos importantes:

• Documento de identidade e comprovante de estado civil.
  • Comprovante de residência.
  • Extrato atualizado do FGTS.
  • Documentação do imóvel, como a escritura, matrícula e certidão negativa de ônus.

Passo a Passo

O primeiro passo é verificar seu saldo no FGTS, o que pode ser feito pelo aplicativo da Caixa ou no site oficial.

Depois de escolher o imóvel que atenda aos requisitos, você deve solicitar ao banco a utilização do FGTS, seja para a entrada, amortização ou pagamento de parcelas. O processo, quando bem planejado, pode ser bastante simples.

Atenção aos Detalhes

→ Você só pode usar o FGTS novamente para compra de outro imóvel após dois anos.
→ O FGTS não pode ser utilizado para refinanciar dívidas imobiliárias ou adquirir imóveis de parentes próximos.

7 curtidas

Aproveitando que estão falando sobre esse assunto, quanto do FGTS pode ser usado para amortizar financiamento?

6 curtidas

Você pode usar até 80% do valor das parcelas do financiamento com o saldo do FGTS. Isso significa que você pode reduzir bastante o valor que paga mensalmente ou até antecipar o pagamento de parte do saldo devedor.

7 curtidas

Cara, eu usei o FGTS pra amortizar e consegui abater quase 50% do saldo devedor do meu financiamento.

O importante é que o imóvel seja residencial e você cumpra com aquelas regras que a Caixa exige, tipo ter no mínimo três anos de FGTS acumulado e o imóvel estar no nome da pessoa que tá pedindo.

5 curtidas

Você pode usar o FGTS de duas formas: pra quitar até 80% das parcelas mensais ou pra reduzir o saldo devedor.

No meu caso, eu optei por diminuir o valor das parcelas. Tô pagando bem menos todo mês agora!

7 curtidas

Dá uma olhadinha nesse vídeo pra poder entender melhor como é o funcionamento, @LuanaNunes.

6 curtidas