Tenho vontade de usar o saldo do FGTS para dar entrada em um imóvel. Alguém sabe como funciona esse processo? Quais são os critérios e procedimentos?
Você pode usar o saldo do FGTS de várias maneiras para a compra de um imóvel, sim! O mais comum é usá-lo como entrada, o que já alivia bastante o valor do financiamento.
Mas, olha, tem alguns critérios que você precisa atender. Primeiro, o imóvel tem que ser residencial e estar dentro do limite de valor estipulado pela Caixa, que varia de acordo com a cidade.
E não dá pra já ter outro imóvel no mesmo município, viu? Além disso, você precisa ter no mínimo três anos de trabalho com carteira assinada, seja contínuo ou não, e o saldo do FGTS tem que estar disponível por pelo menos três anos também.
Ah, e outra coisa: o imóvel precisa ser usado pra moradia própria. Dá uma olhada nessas regras antes de seguir em frente!
Então, pra usar o FGTS na compra de um imóvel, a primeira coisa que você precisa fazer é verificar se você atende às condições.
A Caixa exige que você tenha, no mínimo, três anos de carteira assinada (não precisa ser seguidos, tá?) e o imóvel tem que estar dentro do valor limite que eles estabelecem pra sua cidade.
Outra coisa importante: o imóvel tem que ser para sua moradia, não pode ser pra investimento ou aluguel. E claro, você não pode ter outro imóvel na mesma cidade.
O saldo do FGTS pode ser usado tanto pra dar entrada quanto pra abater parcelas do financiamento ou até quitar uma parte da dívida. Se você já tem o imóvel em mente, dá uma passada na Caixa pra ver direitinho todos os detalhes!
Sim, dá pra usar o FGTS pra dar entrada em um imóvel. A Caixa tem algumas regras, tipo o imóvel ser residencial e você ter pelo menos três anos de carteira assinada. Vale a pena conferir se você se encaixa!
Eu fiz isso recentemente. Usei o saldo do FGTS pra dar entrada no meu apartamento. O processo é simples, mas tem que atender a algumas exigências, como o imóvel estar dentro do limite de valor que a Caixa impõe pra sua cidade.
Além disso, você não pode ter outro imóvel no mesmo município. No meu caso, o saldo do FGTS cobriu quase 40% da entrada, o que facilitou muito!
Oi, @LuanaNunes, como você está? Então, aqui no Net Dinheiro já temos alguns tópicos falando sobre esse assunto.
Que tal dar uma olhada? Creio que pode te ajudar! ![]()
Ótima pergunta! Eu tô na mesma situação que você. O que eu sei até agora é que o imóvel tem que ser pra moradia própria e você precisa de pelo menos três anos de FGTS acumulado. Ah, e tem que ser um imóvel dentro dos valores permitidos pela Caixa.
Utilizar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para a compra de um imóvel é uma excelente opção para muitas pessoas que desejam adquirir a casa própria. O processo envolve algumas etapas e requisitos, mas pode ser muito vantajoso.
Requisitos para Utilizar o FGTS
Antes de tudo, é necessário atender a certos critérios para poder usar o FGTS na compra do imóvel:
- Ter trabalhado ao menos três anos sob o regime do FGTS (não precisa ser consecutivo).
- O imóvel deve ser para uso residencial próprio, e não para aluguel ou fins comerciais.
- A propriedade deve estar na mesma cidade onde você reside ou trabalha.
- Não possuir outro imóvel residencial na mesma cidade.
- O valor do imóvel precisa estar dentro dos limites estabelecidos pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), que variam de acordo com a região.
Como Utilizar o FGTS
Há diferentes formas de usar o FGTS na compra de um imóvel:
Você pode usar o saldo do FGTS para reduzir o valor financiado, pagando uma parte do imóvel à vista.
Mas, caso já tenha um financiamento em andamento, é possível usar o FGTS para diminuir ou quitar a dívida.
Por fim, outra opção é usar o FGTS para pagar até 80% do valor das prestações durante um período de 12 meses consecutivos.
Documentos Necessários
Para utilizar o FGTS, você precisará reunir alguns documentos importantes:
- Documento de identidade e comprovante de estado civil.
- Comprovante de residência.
- Extrato atualizado do FGTS.
- Documentação do imóvel, como a escritura, matrícula e certidão negativa de ônus.
Passo a Passo
O primeiro passo é verificar seu saldo no FGTS, o que pode ser feito pelo aplicativo da Caixa ou no site oficial.
Depois de escolher o imóvel que atenda aos requisitos, você deve solicitar ao banco a utilização do FGTS, seja para a entrada, amortização ou pagamento de parcelas. O processo, quando bem planejado, pode ser bastante simples.
Atenção aos Detalhes
→ Você só pode usar o FGTS novamente para compra de outro imóvel após dois anos.
→ O FGTS não pode ser utilizado para refinanciar dívidas imobiliárias ou adquirir imóveis de parentes próximos.
Aproveitando que estão falando sobre esse assunto, quanto do FGTS pode ser usado para amortizar financiamento?
Você pode usar até 80% do valor das parcelas do financiamento com o saldo do FGTS. Isso significa que você pode reduzir bastante o valor que paga mensalmente ou até antecipar o pagamento de parte do saldo devedor.
Cara, eu usei o FGTS pra amortizar e consegui abater quase 50% do saldo devedor do meu financiamento.
O importante é que o imóvel seja residencial e você cumpra com aquelas regras que a Caixa exige, tipo ter no mínimo três anos de FGTS acumulado e o imóvel estar no nome da pessoa que tá pedindo.
Você pode usar o FGTS de duas formas: pra quitar até 80% das parcelas mensais ou pra reduzir o saldo devedor.
No meu caso, eu optei por diminuir o valor das parcelas. Tô pagando bem menos todo mês agora!
Dá uma olhadinha nesse vídeo pra poder entender melhor como é o funcionamento, @LuanaNunes.