Eu estou querendo reduzir a parcela do meu financiamento imobiliário usando o FGTS e gostaria de saber se alguém já fez isso e como foi. Eu sei que posso sacar o FGTS para quitar o financiamento, mas não sei se posso usar para reduzir a parcela. Alguém sabe?
Para reduzir a parcela do financiamento imobiliário utilizando o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), você pode optar por uma das seguintes formas:
- Amortização do saldo devedor: Uma das opções é utilizar o saldo disponível em sua conta do FGTS para realizar uma amortização no saldo devedor do financiamento. A amortização consiste em fazer um pagamento extra que será abatido diretamente do saldo devedor, atendendo o valor total da dívida. Com o saldo menor, as parcelas subsequentes também serão reduzidas.
- Pagamento de parte do valor das parcelas: Dependendo das restrições impostas pelo banco ou instituição financeira, você pode usar o FGTS para abater parte do valor das parcelas avançadas. Dessa forma, o valor a ser pago mensalmente será menor, aliviando o orçamento.
Para utilizar o FGTS no financiamento imobiliário, é necessário atender a algumas condições e requisitos específicos:
- Ter conta ativa no FGTS: É necessário ter conta ativa no FGTS, ou seja, estar vinculado a uma empresa com contrato de trabalho regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
- Tempo de trabalho: sempre, é preciso ter pelo menos três anos de trabalho sob o regime do FGTS para utilizar os recursos na amortização do financiamento.
- Não possui outro imóvel no mesmo município: Se já possui um imóvel no mesmo município onde deseja financiar, não será possível utilizar o FGTS para essa finalidade.
- Avaliar as regras do programa habitacional: Caso o financiamento tenha sido feito pelo programa Minha Casa Minha Vida, é importante verificar as regras específicas para uso do FGTS.
O trabalhador deve procurar o banco onde fez o financiamento habitacional e solicitar a utilização do seu FGTS para abater até 80% de cada prestação, até o limite de 12 prestações em atraso . O valor de avaliação do imóvel deve ser de até R$ 1,5 milhão.
Sim, é possível utilizar o FGTS para reduzir a parcela do financiamento imobiliário. Para isso, você precisa se enquadrar em algumas regras estabelecidas pela Caixa Econômica Federal.
Primeiro, é necessário ter pelo menos três anos de trabalho sob o regime do FGTS, consecutivos ou não, independentemente do empregador. Além disso, não é permitido utilizar o FGTS para reduzir parcelas de financiamentos já quitados.
A redução da parcela pode ser feita de duas maneiras:
-
Amortização do saldo devedor: Nessa opção, parte do valor do FGTS é utilizado para abater o saldo devedor do financiamento, o que pode diminuir a parcela mensal ou o prazo total do financiamento.
-
Pagamento de parte da prestação mensal: Nesse caso, o FGTS é utilizado para complementar o valor da parcela mensal, reduzindo o montante pago mensalmente.
É importante ressaltar que o uso do FGTS para reduzir a parcela do financiamento está sujeito à aprovação da instituição financeira responsável pelo financiamento, que irá avaliar se você atende aos requisitos e se há disponibilidade de recursos na sua conta do FGTS. Portanto, é recomendado entrar em contato com o banco onde você fez o financiamento para obter mais informações sobre como proceder e quais documentos são necessários.