Como posso proteger minha identidade online e evitar fraudes?

Estou preocupado com a segurança das minhas informações pessoais ao fazer transações online.

1 curtida

Minha dica crucial de segurança na web é: Comece fortalecendo tuas senhas online. Use senhas únicas e complexas para cada conta, combinando letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Evite compartilhar senhas ou usar informações pessoais óbvias, como datas de nascimento ou nomes de familiares. Considere o uso de um gerenciador de senhas para facilitar a criação e o armazenamento de senhas seguras.

1 curtida

Sim! O gerenciador do Google ajuda bastante nessas horas, mas tome cuidado porque fica também vinculado no celular e, caso ele seja roubado, todas as suas senhas ficarão expostas. Por isso, se quiser, anote em um lugar seguro em sua casa e nunca tire, assim você sempre terá acesso sem deixar nada logado na internet… É o que eu faço!

Além disso, outro ponto importante é não clicar em links de e-mails não solicitados ou em mensagens de remetentes desconhecidos, pois podem ser tentativas de phishing, onde criminosos tentam obter informações pessoais ou financeiras. Verifique sempre a legitimidade do remetente e analise cuidadosamente os links antes de clicar neles. Além disso, evite fornecer informações pessoais sensíveis por e-mail, especialmente a senha de tuas contas.

1 curtida

Além do que a galera já falou acima, sobre criar senhas fortes e diferentes e não clicar em nada que pareça minimamente suspeito, tenho duas outras dicas de ouro para evitar golpes e fraudes:

Habilite a autenticação de dois fatores:

  • Camada extra de segurança: A autenticação de dois fatores (2FA) adiciona uma camada extra de proteção às suas contas, exigindo um código adicional além da senha para acessá-las.
  • Opções de 2FA: Utilize aplicativos autenticadores, SMS ou chaves de segurança físicas para receber o código de 2FA.
  • Ative para contas importantes: Habilite a 2FA em suas contas de e-mail, bancos, redes sociais e outras plataformas importantes

Mantenha seus softwares atualizados:

  • Atualizações de segurança: As atualizações de software geralmente contêm correções para falhas de segurança que podem ser exploradas por hackers.
  • Sistema operacional e aplicativos: Mantenha seu sistema operacional (Windows, macOS, Linux) e aplicativos (navegadores, antivírus, etc.) atualizados com as últimas versões.
  • Ative atualizações automáticas: Configure seu sistema para instalar atualizações automaticamente quando disponíveis.
1 curtida

Conhecer os golpes mais comuns é prioridade: recebeu e-mail ou SMS suspeito, que não seja um canal oficial da instituição? Desconfie! Geralmente, esse é o primeiro passo, clicar nesses links e preencher suas informações pessoais… A partir daí, os criminosos têm acesso aos seus dados pessoais e você fica bem mais sujeito a cair em golpes - eles podem usar para entrar no seu banco, por exemplo!

Outra coisa: sempre fique de olho na sua fatura! Golpes começam pequenos e do nada, você pode receber uma surpresa desagradável… Esse vídeo aqui, embora antigo, ainda é bastante atual:

1 curtida