Alertas sobre golpes de cartão de crédito

Quais são os golpes mais comuns envolvendo cartões de crédito e como se proteger?

1 curtida

Oi @valentinalima, eu pesquisei bastante sobre isso, porque há um tempo, eu quase sofri um golpe no meu cartão de crédito. Desde então, procurei bastante sobre o assunto para saber como me proteger. Eu cheguei a 5 deles, espero que te ajude e, principalmente, te deixe mais esperta sobre como evitar:

• Phishing: Isso envolve receber e-mails falsos que parecem ser de uma instituição financeira legítima, solicitando informações pessoais, como números de cartão de crédito, senhas e números de segurança social. Para se proteger, verifique sempre o remetente do e-mail e evite clicar em links suspeitos. Além disso, entre em contato diretamente com a instituição financeira se tiver dúvidas sobre a autenticidade de um e-mail.

• Clonagem de cartão: Isso ocorre quando os criminosos copiam as informações do seu cartão de crédito para fazer compras fraudulentas. Você pode se proteger mantendo seu cartão sempre em um local seguro, evitando transações em locais suspeitos e monitorando regularmente suas transações para detectar atividades não autorizadas.

• Skimming: Os criminosos instalam dispositivos de skimming em caixas eletrônicos, terminais de pagamento e outros locais onde os cartões são usados, para roubar as informações do cartão. Para se proteger, verifique se há alguma coisa incomum ou solta ao redor da área onde você insere seu cartão e sempre cubra o teclado ao digitar sua senha.

• Fraude online: Isso envolve fazer compras online com um cartão de crédito roubado. Para se proteger, certifique-se de usar apenas sites seguros e confiáveis para fazer compras online, verifique se o site possui certificados de segurança e evite inserir suas informações de cartão de crédito em sites suspeitos.

• Roubo de identidade: Os criminosos usam suas informações pessoais, incluindo informações do cartão de crédito, para abrir novas contas de cartão de crédito ou fazer outras transações fraudulentas. Para se proteger, monitore regularmente seus extratos bancários e verifique se há atividades suspeitas.

É sempre importante ficar atento ao seu banco e sempre consultar a sua fatura, para certificar-se de que você não está sofrendo um golpe ou que tenha algo de diferente nas suas entradas!

1 curtida

Complementando o que o nosso amigo @antoniocarlos falou acima, eu ainda acrescento esse aqui:

Endereço do site falso

Antes de digitar seus dados, principalmente os bancários, faça uma busca na internet para verificar se esse site realmente existe. Golpistas usam nomes semelhantes às identificações oficiais das lojas, com pequenas variações: inserem, tiram ou trocam uma letra de lugar no endereço da página.

Antes de colocar seus dados em um site de compra, tenha o cuidado de verificar se o site realmente existe, pois ao entrar com seu login e senha, os golpistas podem usar esses dados e ter acesso à loja verdadeira, copiando todos os dados que você deixou salvos.

Com os dados em mãos, podem fazer compras indevidas, mudar o endereço de entrega e pegar informações pessoais. Por isso, evite usar a mesma senha para vários sites de compra, o que facilita a ação dos golpistas.

1 curtida

Eu ainda acrescento mais um, que aconteceu comigo recentemente, que são os testes dos #cartões-de-crédito:

Os testes de cartão de crédito referem-se a tentativas fraudulentas de validar a autenticidade dos dados de um cartão de crédito. Para isso, os golpistas realizam pequenas transações em diversos sites para verificar se os cartões são válidos.

Ele tem em mãos todas as informações válidas para uma transação como nome completo, CPF, número do cartão e até mesmo o Código de Verificação. Contudo, ele não sabe se aquele cartão está bloqueado ou ainda se possui saldo para uma fraude. É neste momento que ele acessa o site de um e-commerce e tenta realizar uma compra em um valor baixo, de R$ 3, por exemplo. Esse valor baixo dificulta à vítima perceber a movimentação financeira.

Se a compra for aprovada, o golpista logo parte para uma tentativa um pouco maior, para tentar entender qual o saldo do cartão vazado. Assim, ele vai realizando testes até não conseguir transacionar mais com aquele cartão de crédito.

1 curtida

Eu li mais sobre proteção de dados em golpes com cartão de crédito nesse tópico do Fórum e me ajudou muito a identificar novos golpes e proteger meus dados bancários e informações pessoais. Acho que pode ajudar as pessoas e principalmente você, @valentinalima :slight_smile:

1 curtida

Esse vídeo aqui da BTG me auxiliou muito a entender como funcionam os golpes com cartão-de-Crédito e como eu devo me proteger para evitá-los:

Espero que te ajude como me ajudou, @valentinalima !

1 curtida