Estou precisando dar entrada no auxílio-doença, mas queria saber se tem como fazer isso sem precisar passar pela perícia médica do INSS. Alguém já conseguiu ou sabe como funciona? Quais documentos precisam? Agradeço qualquer ajuda!
A solicitação do auxílio-doença pode ser feita de forma bastante simples, sem a necessidade de uma perícia médica, através de um procedimento online disponibilizado pelo INSS.
Esse processo foi criado para facilitar o acesso ao benefício, especialmente em casos onde a perícia presencial não é possível.
@manuelafernandes, Oi, tudo bem?
Olha, eu já passei por isso recentemente e vou te contar como foi, eu também estava precisando dar entrada no auxílio-doença e queria evitar a perícia presencial do INSS.
Felizmente, hoje dá pra fazer tudo online, e eu consegui sem grandes problemas, aqui está o que fiz:
Acesso ao Meu INSS
- Entrei no site Meu INSS e, como já tinha cadastro, foi só fazer login com meu CPF e senha. Se você não tiver conta ainda, é tranquilo de criar, leva só alguns minutinhos.
Solicitação do Benefício
- Dentro do portal, fui direto na opção “Pedir Benefício por Incapacidade”. Aí, escolhi o auxílio-doença. O legal é que eles te guiam bem durante o processo.
Documentação
- Para provar minha incapacidade, escaneei meus atestados médicos e enviei junto com minha identidade e os comprovantes das contribuições ao INSS. Isso foi uma das partes mais importantes.
Confirmação
- Depois de enviar tudo, eles me deram um número de protocolo para acompanhar. Fui acompanhando pelo site e também recebi umas mensagens por e-mail e SMS, o que ajudou bastante a ficar tranquilo.
Sobre os Documentos
Os documentos essenciais foram os atestados médicos, minha identidade, e uns comprovantes de pagamento das contribuições. Se os seus atestados estiverem bem detalhados, falando da sua incapacidade e o tempo de recuperação, isso ajuda muito.
O melhor de tudo foi que consegui o benefício sem precisar ir até uma agência ou passar por perícia. Todo o processo levou algumas semanas, mas no final, o auxílio-doença foi aprovado e caiu certinho na conta.
Esse tipo de dúvida é bem comum, mas nesse vídeo aqui você consegue esclarecer todas elas. Dá uma olhada.
Eu consegui dar entrada no auxílio-doença sem passar pela perícia médica do INSS. Foi bem simples.
Acesse o site do Meu INSS, faça seu cadastro ou login, e siga as etapas para solicitar o benefício por incapacidade.
Eu precisei enviar atestados médicos, minha identidade e comprovantes de contribuição. Aprovado tudo, foi só acompanhar pelo portal.
Para pedir o auxílio-doença do INSS sem passar por perícia presencial, siga esses passos :
- Cadastro de documentação no aplicativo ou site Meu INSS O segurado que busca passar pela perícia remota deve acessar o site ou aplicativo Meu INSS
- Informar a natureza do acidente ou doença
- Preencher os dados pessoais e contato
- Escolher unidades de atendimento
Eu também precisei do auxílio-doença e consegui fazer tudo online, sem perícia, fui no portal do Meu INSS e fiz a solicitação.
Tive que enviar meus atestados médicos e alguns documentos pessoais, como RG e comprovantes de contribuição. Depois de algumas semanas, meu benefício foi aprovado.
Vim dar meu relato, segui as dicas e enviei a documentação necessária, uma declaração da médica sobre meu estado de saúde e o prontuário médico das 3 últimas consultas, e meu benefício foi aprovado.
Gostaria de agradecer pelo vídeo, foi extremamente esclarecedor e me ajudou muito!
Meu atestado médico era de 90 dias, o benefício foi concedido por análise documental de apenas 30dias. Como devo proceder, pois ainda estou incapaz para retornar as atividades laborais?
Também estava com essa dúvida, mas acabei verificando outros conteúdos aqui do Net Dinheiro e acabaram me ajudando Talvez possa ser útil para você:
Entre em contato com o órgão responsável pelo benefício (como o INSS, se for o caso) e apresente uma solicitação formal de reconsideração, anexando o seu atestado médico original e explicando a sua situação.
Muito bom! Menos de 15 dias consegui o meu benefício fosse aprovado! Muito obrigada pelas dicas
Colete toda a documentação relevante, como o atestado médico, laudos, exames e quaisquer outros documentos que comprovem a sua condição de saúde. Isso pode ser útil tanto para um eventual recurso quanto para futuras avaliações do benefício.