Como pedir auxílio-doença sem perícia?

Estou precisando dar entrada no auxílio-doença, mas queria saber se tem como fazer isso sem precisar passar pela perícia médica do INSS. Alguém já conseguiu ou sabe como funciona? Quais documentos precisam? Agradeço qualquer ajuda!

6 curtidas

A solicitação do auxílio-doença pode ser feita de forma bastante simples, sem a necessidade de uma perícia médica, através de um procedimento online disponibilizado pelo INSS.

Esse processo foi criado para facilitar o acesso ao benefício, especialmente em casos onde a perícia presencial não é possível.

4 curtidas

@manuelafernandes, Oi, tudo bem?

Olha, eu já passei por isso recentemente e vou te contar como foi, eu também estava precisando dar entrada no auxílio-doença e queria evitar a perícia presencial do INSS.

Felizmente, hoje dá pra fazer tudo online, e eu consegui sem grandes problemas, aqui está o que fiz:

Acesso ao Meu INSS

• Entrei no site Meu INSS e, como já tinha cadastro, foi só fazer login com meu CPF e senha. Se você não tiver conta ainda, é tranquilo de criar, leva só alguns minutinhos.

Solicitação do Benefício

• Dentro do portal, fui direto na opção “Pedir Benefício por Incapacidade”. Aí, escolhi o auxílio-doença. O legal é que eles te guiam bem durante o processo.

Documentação

• Para provar minha incapacidade, escaneei meus atestados médicos e enviei junto com minha identidade e os comprovantes das contribuições ao INSS. Isso foi uma das partes mais importantes.

Confirmação

• Depois de enviar tudo, eles me deram um número de protocolo para acompanhar. Fui acompanhando pelo site e também recebi umas mensagens por e-mail e SMS, o que ajudou bastante a ficar tranquilo.

Sobre os Documentos

Os documentos essenciais foram os atestados médicos, minha identidade, e uns comprovantes de pagamento das contribuições. Se os seus atestados estiverem bem detalhados, falando da sua incapacidade e o tempo de recuperação, isso ajuda muito.

O melhor de tudo foi que consegui o benefício sem precisar ir até uma agência ou passar por perícia. Todo o processo levou algumas semanas, mas no final, o auxílio-doença foi aprovado e caiu certinho na conta.

Esse tipo de dúvida é bem comum, mas nesse vídeo aqui você consegue esclarecer todas elas. Dá uma olhada.

6 curtidas

Eu consegui dar entrada no auxílio-doença sem passar pela perícia médica do INSS. Foi bem simples.

Acesse o site do Meu INSS, faça seu cadastro ou login, e siga as etapas para solicitar o benefício por incapacidade.

Eu precisei enviar atestados médicos, minha identidade e comprovantes de contribuição. Aprovado tudo, foi só acompanhar pelo portal.

4 curtidas

Para pedir o auxílio-doença do INSS sem passar por perícia presencial, siga esses passos :

• Cadastro de documentação no aplicativo ou site Meu INSS O segurado que busca passar pela perícia remota deve acessar o site ou aplicativo Meu INSS
  • Informar a natureza do acidente ou doença
  • Preencher os dados pessoais e contato
  • Escolher unidades de atendimento
4 curtidas

Eu também precisei do auxílio-doença e consegui fazer tudo online, sem perícia, fui no portal do Meu INSS e fiz a solicitação.

Tive que enviar meus atestados médicos e alguns documentos pessoais, como RG e comprovantes de contribuição. Depois de algumas semanas, meu benefício foi aprovado.

4 curtidas

Vim dar meu relato, segui as dicas e enviei a documentação necessária, uma declaração da médica sobre meu estado de saúde e o prontuário médico das 3 últimas consultas, e meu benefício foi aprovado.
Gostaria de agradecer pelo vídeo, foi extremamente esclarecedor e me ajudou muito!

4 curtidas

Meu atestado médico era de 90 dias, o benefício foi concedido por análise documental de apenas 30dias. Como devo proceder, pois ainda estou incapaz para retornar as atividades laborais?

4 curtidas

Também estava com essa dúvida, mas acabei verificando outros conteúdos aqui do Net Dinheiro e acabaram me ajudando Talvez possa ser útil para você:

4 curtidas

Entre em contato com o órgão responsável pelo benefício (como o INSS, se for o caso) e apresente uma solicitação formal de reconsideração, anexando o seu atestado médico original e explicando a sua situação.

4 curtidas

Muito bom! Menos de 15 dias consegui o meu benefício fosse aprovado! Muito obrigada pelas dicas

4 curtidas

Colete toda a documentação relevante, como o atestado médico, laudos, exames e quaisquer outros documentos que comprovem a sua condição de saúde. Isso pode ser útil tanto para um eventual recurso quanto para futuras avaliações do benefício.

4 curtidas