Como faço para solicitar o salário-família?

Quero saber como solicitar o salário-família. Preciso fazer o pedido diretamente no INSS ou a empresa faz isso por mim?

6 curtidas

Para solicitar o salário-família, normalmente, o segurado deve requerer o benefício na própria empresa em que trabalha.

Posteriormente, o valor será compensado no recolhimento das contribuições previdenciárias.

Precisa a apresentar a certidão de nascimento ou documentação médica que comprove a invalidez do dependente do filho. Além disso, a norma exige também a apresentação anual de atestado de vacinação obrigatória e comprovante de frequência escolar.

O salário-família é uma importante ajuda para as famílias de baixa renda e deve ser solicitado se o trabalhador se encaixar nas regras.

4 curtidas

Olá, tudo bem?

O pedido do salário-família pode ser feito de duas formas, dependendo da sua situação. Se você é empregado com carteira assinada, a empresa é responsável por solicitar e pagar o benefício diretamente na sua folha de pagamento.

Nesse caso, você só precisa apresentar os documentos necessários, como a certidão de nascimento dos filhos, sua carteira de trabalho e comprovante de vacinação e frequência escolar dos filhos (para os que têm idade escolar).

Agora, se você for trabalhador avulso ou estiver recebendo outro benefício do INSS, como aposentadoria, aí sim você deve solicitar o salário-família diretamente pelo INSS.

Dá pra fazer isso pelo portal “Meu INSS”, pelo site ou até pelo app, bem prático!

Então, depende da sua situação. Se for trabalhador com carteira assinada, a empresa cuida disso. Se não, o caminho é o INSS!

6 curtidas

@kayasantos, Quando eu precisei solicitar o salário-família, foi direto na empresa onde trabalho. Como sou registrada, só entreguei a certidão de nascimento dos meus filhos, minha carteira de trabalho e o comprovante de vacinação e escolaridade deles.

A própria empresa cuida de tudo e já vem descontado na folha de pagamento, foi bem simples

4 curtidas

Tive que fazer diretamente pelo Meu INSS porque estava recebendo aposentadoria. O processo foi bem tranquilo.

Te recomendo o vídeo aqui abaixo, onde me ajudou muito entender os requisitos:

4 curtidas

Também estava com essa dúvida, mas acabei verificando outros conteúdos aqui do Net Dinheiro e acabaram me ajudando.

4 curtidas