Como faço para receber o auxílio gás? Quais são os requisitos e como eu posso fazer o cadastro para conseguir esse benefício?
@vm0879940, tudo bem? Para receber o Auxílio Gás, você deve:
-
Estar inscrita no Cadastro Único.
-
Possuir renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa
-
O pagamento é realizado a cada dois meses pela CAIXA, conforme calendário de pagamentos do programa Bolsa Família
-
O benefício será pago da mesma forma que o benefício Bolsa Família, sendo possível o crédito em: conta Poupança Social Digital; conta Poupança CAIXA Fácil; ou Plataforma social, sendo possível o saque com cartão social.
-
Os cartões e senhas utilizados para o saque do Auxílio Brasil podem ser utilizados para o recebimento do vale-gás. O saque pode ser feito nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento.
-
O benefício pode ainda ser pago em poupança social digital do Caixa Tem
Para receber o Auxílio Gás, o processo é simples e acessível, desde que você atenda aos requisitos. O primeiro passo é estar inscrita no Cadastro Único.
Se você ainda não está inscrita, dá para fazer isso no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade.
Basicamente, esse cadastro é o principal para garantir o acesso a vários benefícios sociais.
Além disso, é necessário que a sua renda familiar mensal por pessoa seja igual ou menor a meio salário mínimo.
Ou seja, eles olham para o total que a sua família ganha, dividem pelo número de pessoas que moram com você, e se esse valor por cabeça for baixo, você tem direito.
O pagamento do auxílio é feito a cada dois meses pela CAIXA, seguindo o calendário do Bolsa Família.
O bom é que, se você já recebe o Bolsa Família, o Auxílio Gás cai do mesmo jeito: na conta Poupança Social Digital, na conta Poupança CAIXA Fácil, ou pelo Caixa Tem.
Os mesmos cartões e senhas que você usa para o Auxílio Brasil podem ser utilizados para sacar o vale-gás. Dá para sacar em lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e nos terminais de autoatendimento.
Se você já recebe o Bolsa Família, está com o Cadastro Único atualizado e se enquadra no limite de renda, o processo é automático.
Recomendo assistir o vídeo abaixo para tirar as dúvidas:
Eu consegui o Auxílio Gás depois que fiz o Cadastro Único no CRAS aqui perto de casa. Não sabia que dava pra fazer lá, mas uma amiga me explicou direitinho.
Minha renda familiar estava dentro do limite, então fui aprovada rapidinho. Agora, todo mês eu olho no Caixa Tem e já sei quando o pagamento cai, bem prático!
Me inscrevi no Auxílio Gás porque já tinha o Cadastro Único atualizado por causa do Bolsa Família.
Como minha renda é baixa, o benefício caiu automaticamente na minha conta da Poupança Social Digital. Saquei pela lotérica usando o mesmo cartão do Auxílio Brasil
Recomendo a leitura desses tópicos aqui abaixo, me ajudaram muito e tenho certeza que irá te ajudar também: