Como inscritos no CadÚnico podem receber desconto na conta de água e esgoto

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) trouxe uma ótima notícia para as famílias de baixa renda: agora, quem está inscrito no CadÚnico terá direito a descontos automáticos nas tarifas de água e esgoto fornecidas pela Sabesp .

Essa medida faz parte da ampliação da Tarifa Social, beneficiando diretamente os grupos mais vulneráveis.

Quem Tem Direito ao Desconto?

Para se beneficiar dessa redução, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que é voltado principalmente para famílias que possuem renda de até meio salário-mínimo por pessoa. Além disso, o CadÚnico também abrange grupos como:

• Indígenas
  • Quilombolas
  • Ribeirinhos
  • População em situação de rua

Essa iniciativa visa garantir que mais brasileiros tenham acesso a benefícios essenciais, promovendo inclusão social de forma prática e acessível.

Critérios para o Desconto

O desconto será aplicado automaticamente para famílias que estejam dentro dos seguintes parâmetros:

Tipo de Tarifa Renda Familiar per capita Desconto
Tarifa Vulnerável Até R$ 218 por pessoa Até 78%
Tarifa Social Entre R$ 218 e meio salário-mínimo Até 50%

Atenção: Para garantir o desconto, o cadastro no CadÚnico precisa estar atualizado nos últimos 24 meses.

Se houver qualquer alteração, como mudança de endereço ou renda, é necessário informar para não perder o benefício.

Como Funciona a Aplicação do Desconto?

A nova deliberação da Arsesp, de número 1.544/2024, estabelece que a inclusão no desconto será automática para aqueles que atendem aos critérios.

Não será preciso realizar um pedido especial ou ir até um posto da Sabesp. O desconto será aplicado diretamente na fatura de água, que pode estar no nome de qualquer pessoa da família cadastrada.

Casos Especiais e Exceções

Além do desconto automático, há situações em que o benefício pode ser solicitado manualmente. Isso vale, por exemplo, para:

• Desempregados: desde que estejam sem trabalho por no mínimo 90 dias, com último salário de até 3 salários mínimos, e um consumo máximo de 15 metros cúbicos de água por mês.
  • Habitações Coletivas: como cortiços e unidades de urbanização de favelas.

Para esses casos, os interessados precisam buscar atendimento nos canais da Sabesp, como o Sabespfácil ou a Central de Relacionamento (0800-055-195).

Como Manter o Benefício?

Manter o desconto requer alguns cuidados. Caso o titular da conta de água não esteja cadastrado no CadÚnico ou com dados desatualizados, será necessário transferir a titularidade da conta para o CPF registrado. O prazo para essa adequação é de 90 dias após a notificação.

1. Verificar se você está inscrito no CadÚnico.
  2. Atualizar suas informações regularmente (a cada 2 anos).
  3. Garantir que o titular da conta de água esteja inscrito no CadÚnico.
  4. Procurar os canais da Sabesp se houver qualquer problema na aplicação automática do desconto.

Ações para Quem Não Foi Contemplado

Se você está no CadÚnico mas não recebeu o desconto automaticamente, pode entrar em contato com a Sabesp para regularizar sua situação. O benefício será retroativo, garantindo economia nas contas futuras.

:light_bulb: Dica: A inclusão automática facilita a vida dos beneficiários, mas é importante ficar atento às atualizações cadastrais e às comunicações da Sabesp para não perder essa vantagem.

Com essa nova política, milhares de famílias poderão respirar um pouco mais aliviadas ao final do mês, com reduções significativas nas contas de água e esgoto.

5 curtidas

Estou pensando em me cadastrar no CadÚnico para conseguir o desconto na conta de água e esgoto. Alguém aqui já fez isso? Como funciona o processo? E o desconto é realmente bom?

6 curtidas

Você sabe se esse desconto vale para qualquer cidade? Eu moro em Minas Gerais e estou pensando em me inscrever no CadÚnico também, mas não sei se aqui vai funcionar do mesmo jeito.

6 curtidas

Oi! Eu fiz o cadastro no CadÚnico no ano passado. O processo é bem tranquilo, mas demora um pouco porque você precisa reunir todos os documentos da sua família. Tem que levar o CPF de todo mundo e o comprovante de residência. Eu levei a conta de energia, e deu tudo certo! Depois de cadastrar, o desconto apareceu automaticamente na minha fatura da Sabesp. E sim, o desconto é bom! Reduziu quase 50% na minha conta de água.

Acho que o desconto que falei é mais para São Paulo, porque a Sabesp é a empresa daqui. Mas o CadÚnico é nacional, então vale a pena se cadastrar de qualquer forma. Dependendo da sua cidade, pode ter algum programa local que ofereça descontos parecidos. Sugiro dar uma olhada na empresa de saneamento da sua região. Aqui em SP a tarifa social é regulada pela Arsesp, então talvez em MG tenha algo parecido.

5 curtidas

Pessoal, alguém aqui conseguiu se cadastrar e não foi aprovado? Eu tentei há uns meses e disseram que minha renda ultrapassava o limite, mas conheço gente na mesma situação que conseguiu o desconto. Estou confusa sobre como eles fazem essa avaliação… :confused:

6 curtidas

Ahhh, agora faz sentido, Acho que eu calculei errado, porque só considerei a renda total e nem pensei em dividir. Vou tentar fazer isso direito agora. Valeu pela dica!

6 curtidas

No meu caso, eles consideraram a renda per capita (por pessoa), não a renda total da família. Tem que dividir a renda total pelo número de pessoas que moram na casa. Às vezes, uma pequena diferença nesse cálculo pode mudar se você se enquadra ou não no CadÚnico. Você sabe qual foi o cálculo que fizeram no seu caso?

5 curtidas