Como conseguir descontos em aluguéis de imóveis?

Estou procurando um novo lugar para morar e gostaria de saber como posso obter descontos em aluguéis de imóveis residenciais ou comerciais para economizar em minhas despesas de moradia.

2 curtidas

Uma maneira de obter descontos em aluguéis de imóveis é negociar diretamente com o proprietário ou a imobiliária. Às vezes, eles estão dispostos a oferecer descontos, especialmente se o imóvel estiver vago há um tempo ou se você estiver disposto a fechar um contrato de longo prazo.

Além disso, você pode buscar imóveis em regiões menos valorizadas, onde os aluguéis costumam ser mais acessíveis. E não se esqueça de aproveitar programas de cashback ou benefícios oferecidos por cartões de crédito ou programas de fidelidade que podem te ajudar a economizar ainda mais nos custos de moradia.

Espero que essas dicas ajudem!

1 curtida

Sou corretora de imóveis e, apesar de não ser uma prática muuuito comum do mercado dar tantos descontos assim, às vezes, dependendo da empresa ou do proprietário, é possível. Um imóvel parado há muito tempo significa bolso vazio, né? Então pode ser que uma negociaçãozinha, ou até uma proposta de melhoria com desconto no aluguel, possa ser bem-vinda. Mas tudo isso é após uma conversa longa. Algumas dicas que posso te dar são:

Seja flexível:

  • Datas de mudança: Mostre ao proprietário que você está disposto a se mudar em datas fora da alta temporada, como final de ano ou início de ano letivo.
  • Localização: Expanda sua área de busca para bairros menos badalados, mas com boa infraestrutura e custo-benefício.
  • Tipo de imóvel: Considere imóveis com menos metragem ou características menos luxuosas.

Negocie com o proprietário:

  • Apresente-se como um bom inquilino: Demonstre organização, responsabilidade e pontualidade nos pagamentos.
  • Ofereça garantias: Caução, fiador ou seguro fiança podem te colocar em vantagem.
  • Proponha um aluguel menor: Baseie-se em pesquisas de mercado e na comparação com outros imóveis similares na região.
  • Seja persistente, mas educado: Mostre interesse no imóvel, mas não tenha medo de negociar.

Utilize plataformas online:

  • Sites de busca de imóveis: Diversos sites permitem comparar preços, filtrar por características e negociar diretamente com proprietários.
  • Grupos nas redes sociais: Participe de grupos no Facebook ou outras redes que focam em aluguéis na sua região para encontrar oportunidades e negociar com outros inquilinos.
2 curtidas

Essa de ser flexível e buscar em grupos do Facebook me ajudou muito! Eu troquei muita ideia com o proprietário pelo messenger mesmo, expliquei minha situação, o que estava buscando, quando pretendia me mudar e daí, firmarmos um acordo em contrato no cartório para proteger ambas as partes.

Mas fechei um acordo bem mais vantajoso pra mim (e acho que pra ele também) sem precisar da imobiliária.

1 curtida

Sim, Luiz, apesar de ser corretora e trabalhar em imobiliária, entendo que esse pode ser um caminho mais fácil para muitas pessoas. O contato direto com o dono do imóvel pode facilitar algumas condições e deixar a conversa mais simples. Algumas pessoas não gostam e, por isso, fazem o processo por meio de uma empresa, mas a conversa ainda assim é possível.

1 curtida

Olha, existem algumas outras formas de economizar no seu aluguel - apesar de não serem ideais em alguns casos. Eu já fui para algumas delas quando precisei no passado e não me arrependo, serviu enquanto precisei, de verdade.

  • Repúblicas: Dividir um apartamento com outras pessoas pode reduzir significativamente seus custos com moradia.
  • Coliving: Espaços compartilhados com áreas comuns e quartos individuais podem oferecer uma alternativa mais econômica e social.
  • Aluguel de temporada: Se você precisa de um imóvel por um período curto, o aluguel de temporada pode ser mais vantajoso.
1 curtida

Segue um guia super útil sobre aluguel, se te interessar:

https://netdinheiro.com.br/t/o-que-e-igp-m-no-aluguel/109672

1 curtida