Como cancelar uma compra não reconhecida no cartão de crédito?

Bom dia pessoal, gostaria de saber como faço para cancelar uma compra que não fui eu que fiz no cartão de crédito? Alguém poderia me ajudar. Obrigada

5 curtidas

Tudo bem? quando você perceber uma compra na fatura do seu cartão de crédito que não reconhece, o primeiro passo é agir rápido, mas sem pânico.

Primeiro, tente verificar se o nome da empresa na fatura é familiar ou se pode ser algum lugar que você já usou o cartão, mas aparece com outro nome.

Caso realmente não seja algo que você comprou, siga este caminho:

• Entre em contato com a administradora do cartão imediatamente. A maioria das empresas tem um canal direto para contestação de compras não reconhecidas.

• Explique a situação detalhadamente, relatando que não reconhece o valor e peça para bloquear o cartão temporariamente, caso ache necessário. Isso impede mais fraudes, caso o cartão tenha sido clonado.

• Envie a documentação necessária que a empresa pedir, como a fatura com a compra destacada. Muitas vezes, eles pedem que você preencha um formulário ou assine uma declaração de que não reconhece a compra.

• Aguarde a análise da administradora. Eles costumam suspender a cobrança temporariamente enquanto investigam, e se confirmarem que houve fraude ou erro, o valor será removido da fatura.

• Peça um novo cartão se suspeitar de clonagem, para garantir que seu cartão antigo não seja utilizado de forma indevida novamente.

Dá uma olhada nesses tópicos aqui, para te ajudar, vale muito a leitura:

5 curtidas

Se você perceber uma compra que não reconhece no cartão, a primeira coisa que eu faria é revisar com calma minha fatura.

Pode ser que algum serviço ou loja tenha um nome diferente na cobrança. Se não for o caso, a solução é simples: entre em contato com o banco ou a administradora do cartão. Geralmente, você consegue cancelar pela internet.

4 curtidas

Passei por isso recentemente e o que eu fiz foi tentar lembrar se alguém próximo usou meu cartão ou se fiz alguma assinatura automática.

Quando vi que realmente era uma compra desconhecida, fui direto no aplicativo do banco. Tem uma opção lá para contestar compras não reconhecidas, então fiz o processo todo online.

O melhor é que nem precisei ligar para a central, se você também quiser saber como cancelar uma compra no cartão pela internet, é só seguir esse caminho no app do seu banco.

4 curtidas

Aqui está uma tabela organizada com os passos para cancelar compras não reconhecidas no cartão de crédito:

Passos Descrição
1. Contato com a central de atendimento Entre em contato com a central de relacionamento da operadora do cartão e informe que não reconhece a compra.
2. Cancelamento do cartão Se ainda não tiver feito, o atendente poderá cancelar seu cartão por segurança para evitar mais fraudes.
3. Análise do caso O departamento de segurança da administradora do cartão irá investigar a compra, com um prazo médio de 10 dias úteis para resposta.
4. Contato com o lojista e SAC da administradora Entre em contato com o lojista envolvido e, em seguida, com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da administradora de seu cartão.
5. Informar o motivo da contestação Explique à administradora ou ao lojista o motivo pelo qual a compra está sendo contestada.
6. Envio de documentos Envie os documentos solicitados pela administradora, se necessário, para comprovar a não realização da compra.
7. Aguardar a resolução Após enviar as informações e documentos, aguarde a resolução da disputa. Normalmente, o valor é estornado se a contestação for aprovada.
4 curtidas

Recomendo dá uma olhada nesse vídeo para te auxiliar :

4 curtidas

Pessoal e quando faço uma contestação e é negada, o que fazer? sendo que não fiz a compra.

4 curtidas

Se não fez a compra, reúna provas e solicite nova análise. Considere buscar suporte legal se necessário.

4 curtidas

Uma vez, vi uma compra que não tinha feito e fiquei preocupado, mas resolvi direto pelo aplicativo do banco.

Eles têm uma parte chamada “disputa de transação”, onde você pode relatar a compra não reconhecida e pedir o cancelamento.

4 curtidas

Se a contestação foi negada, reúna provas e entre em contato com o Procon ou um advogado para recorrer.

4 curtidas

O que fiz foi acessar o site da administradora do cartão, porque eles têm uma área dedicada para resolver esse tipo de situação.

4 curtidas