Aluguel recebido precisa pagar imposto todo mês?

Tenho um imóvel alugado e fiquei na dúvida sobre o recolhimento. Como funciona na prática?

5 curtidas

Sim, em muitos casos o aluguel recebido precisa ter imposto recolhido mensalmente. Quando o pagamento é feito por pessoa física, o proprietário deve declarar e pagar o imposto pelo Carnê-Leão.

Esse recolhimento é feito mês a mês, de acordo com a tabela do Imposto de Renda.

5 curtidas

Na prática funciona assim: se você recebe aluguel diretamente de uma pessoa física, precisa lançar o valor mensal no Carnê-Leão e pagar o imposto se ultrapassar o limite de isenção.

Depois, no ano seguinte, esses valores também entram na declaração anual.

4 curtidas

Se o aluguel for pago por uma empresa, a situação muda um pouco. Normalmente a própria empresa faz a retenção do imposto na fonte e fornece um informe de rendimentos. Nesse caso, você apenas informa esses valores na declaração anual.

5 curtidas

Muita gente esquece que despesas relacionadas ao imóvel podem ser abatidas antes do cálculo do imposto.

Taxas de administração imobiliária, por exemplo, podem reduzir a base de cálculo. Isso ajuda a diminuir o imposto devido.

5 curtidas

O Carnê-Leão pode ser preenchido online no sistema da Receita Federal. Ele calcula automaticamente o imposto com base nos valores recebidos.

É importante lançar tudo corretamente para evitar problemas na declaração anual. Da uma olhada nesse vídeo aqui, tenho certeza que vai te tirar muitas dúvidas.

5 curtidas

Se o valor do aluguel for baixo e estiver dentro da faixa de isenção da tabela mensal do IR, pode acontecer de não haver imposto a pagar.

Mesmo assim, os valores precisam ser informados na declaração anual.

5 curtidas

Quem recebe aluguel e não faz o recolhimento mensal pode ter divergências quando a Receita cruza informações.

Hoje os sistemas são bem integrados, então vale a pena manter tudo regularizado para evitar multas ou juros.

5 curtidas

Uma dica importante é guardar contratos, comprovantes de pagamento e registros das despesas relacionadas ao imóvel.

Esses documentos ajudam tanto no cálculo correto do imposto quanto em eventual conferência pela Receita.

5 curtidas