Tenho um imóvel alugado e fiquei na dúvida sobre o recolhimento. Como funciona na prática?
Sim, em muitos casos o aluguel recebido precisa ter imposto recolhido mensalmente. Quando o pagamento é feito por pessoa física, o proprietário deve declarar e pagar o imposto pelo Carnê-Leão.
Esse recolhimento é feito mês a mês, de acordo com a tabela do Imposto de Renda.
Na prática funciona assim: se você recebe aluguel diretamente de uma pessoa física, precisa lançar o valor mensal no Carnê-Leão e pagar o imposto se ultrapassar o limite de isenção.
Depois, no ano seguinte, esses valores também entram na declaração anual.
Se o aluguel for pago por uma empresa, a situação muda um pouco. Normalmente a própria empresa faz a retenção do imposto na fonte e fornece um informe de rendimentos. Nesse caso, você apenas informa esses valores na declaração anual.
Muita gente esquece que despesas relacionadas ao imóvel podem ser abatidas antes do cálculo do imposto.
Taxas de administração imobiliária, por exemplo, podem reduzir a base de cálculo. Isso ajuda a diminuir o imposto devido.
O Carnê-Leão pode ser preenchido online no sistema da Receita Federal. Ele calcula automaticamente o imposto com base nos valores recebidos.
É importante lançar tudo corretamente para evitar problemas na declaração anual. Da uma olhada nesse vídeo aqui, tenho certeza que vai te tirar muitas dúvidas.
Se o valor do aluguel for baixo e estiver dentro da faixa de isenção da tabela mensal do IR, pode acontecer de não haver imposto a pagar.
Mesmo assim, os valores precisam ser informados na declaração anual.
Quem recebe aluguel e não faz o recolhimento mensal pode ter divergências quando a Receita cruza informações.
Hoje os sistemas são bem integrados, então vale a pena manter tudo regularizado para evitar multas ou juros.
Uma dica importante é guardar contratos, comprovantes de pagamento e registros das despesas relacionadas ao imóvel.
Esses documentos ajudam tanto no cálculo correto do imposto quanto em eventual conferência pela Receita.