Às vezes aparece desconto para pagamento à vista, mas parcelar pode ajudar no fluxo de caixa. Como vocês costumam decidir?
Eu sempre comparo o desconto à vista com o que meu dinheiro poderia render. Se o desconto for pequeno e o parcelamento for sem juros, prefiro parcelar e deixar o dinheiro rendendo.
Agora, se o desconto à vista for significativo, normalmente compensa pagar tudo de uma vez.
Depende muito do seu controle financeiro. Parcelar pode ajudar no fluxo de caixa, mas também pode virar uma bola de neve se você já tiver muitas parcelas acumuladas. Eu só parcelo quando sei que não vai comprometer meu orçamento mensal.
Se o parcelamento for sem juros reais, pode valer a pena manter o dinheiro aplicado e pagar aos poucos.
Mas é importante confirmar se não há taxa embutida no preço. Às vezes o “sem juros” já está incluído no valor final.
Eu costumo pagar à vista quando o desconto é acima de 10%, porque aí geralmente compensa. Quando o desconto é pequeno, prefiro manter liquidez e parcelar.
Ter reserva disponível também traz mais segurança.
Parcelar pode ser interessante para compras maiores, como eletrônicos ou móveis, principalmente se for sem juros.
Mas é fundamental anotar tudo e acompanhar as faturas. O problema não é parcelar, é perder o controle das parcelas.
Já cometi o erro de parcelar demais e depois sentir o peso no orçamento. Hoje só parcelo se realmente fizer sentido financeiro.
Caso contrário, prefiro pagar à vista e evitar compromissos futuros.
Uma forma de decidir é pensar no custo de oportunidade. Se o seu dinheiro rende mais do que o desconto oferecido, parcelar pode ser melhor.
Se não rende, pagar à vista costuma ser mais vantajoso.
No fim, a decisão depende da sua organização financeira. Quem tem disciplina pode usar o parcelamento a favor.
Quem não tem controle pode se enrolar fácil. O mais importante é fazer a conta antes de decidir.