Estou montando meu pequeno negócio e quero começar a aceitar cartão. Vale mais a pena comprar uma maquininha ou alugar uma?
Para empresas com alto volume de vendas, a compra da máquina de cartão pode ser mais vantajosa a longo prazo, pois elimina os custos mensais com aluguel.
A decisão entre comprar ou alugar uma máquina de cartão deve levar em conta o perfil e as necessidades específicas de cada tipo de negócio.
@caiusantos, Se você está começando agora e ainda tem um volume de vendas pequeno ou médio, a melhor opção é comprar uma maquininha.
Comprar costuma ser mais econômico a longo prazo, porque você evita pagar mensalidades fixas, não precisa se preocupar com contratos complexos e tem liberdade para usar o aparelho do jeito que quiser até vender ou trocar quando quiser.
Além disso, várias maquininhas hoje têm preços acessíveis e aceitam cadastro como pessoa física, o que facilita ainda mais para quem está começando e ainda não formalizou a empresa.
Por outro lado, alugar uma maquininha pode fazer sentido se você já tem um negócio mais consolidado, com grande volume de vendas e precisa de equipamentos mais avançados, além de contar com suporte e manutenção inclusos.
No aluguel, as taxas por transação costumam ser menores, mas você terá uma despesa fixa mensal.
Principais opções de maquininhas para comprar:
- PagSeguro Moderninha
- Mercado Pago Point
- Stone
- Ton
- SafraPay
Essas são marcas confiáveis, com bons preços e diferentes modelos, aqui na comunidade também temos outras opções, confira.
Olha, na minha experiência, para quem está começando é muito melhor comprar a maquininha. Eu comecei com um pequeno negócio e comprei uma máquina simples, porque além de ser um custo único, não tenho que me preocupar com aluguel todo mês.
Eu alugo a maquininha no meu comércio e acho que para quem tem bastante movimento isso faz sentido.
Na minha opinião, comprar uma maquininha é uma ótima escolha para quem está começando ou tem volume pequeno de vendas.
Eu comecei assim no meu trabalho autônomo, comprei uma máquina que não exigiu CNPJ, o que facilitou demais, já que ainda não tinha empresa formal.
Eu experimentei as duas opções, e para mim, alugar é mais prático, especialmente porque minha empresa faz muitas vendas pelo cartão.
A questão das taxas mais baixas por transação também ajuda bastante quando o volume é grande. Mas, para pequenos empreendedores, acho que comprar é mais econômico porque não tem mensalidade.
Eu acho que depende muito do tipo de negócio e do volume de vendas. Se você vende bastante por cartão e quer uma máquina mais moderna, com suporte e atualizações constantes, alugar pode ser a melhor escolha.
Eu sou designer gráfico e tenho minha própria maquininha da PagSeguro Moderninha.
Decidi comprar porque, como trabalho por conta própria e atendo clientes de forma mais independente, não queria me comprometer com mensalidades ou contratos de aluguel.