Alguns bancos oferecem rendimento maior na conta ou CDB promocional. Vocês trocam de banco por isso ou priorizam atendimento e estabilidade?
Eu acho que depende muito do valor e do prazo. Já troquei de banco por causa de um CDB promocional, mas só para aquele dinheiro específico. Meu banco principal eu mantenho pelo atendimento e pela estabilidade.
Pra mim, rendimento maior é importante, mas não é tudo. Já tive problema com banco que rendia bem, mas o atendimento era péssimo. Hoje prefiro ganhar um pouco menos e ter menos dor de cabeça no dia a dia.
Eu não troco completamente de banco, eu divido funções. Uso um banco pela conta corrente e cartão e outro só para investir onde rende mais. Assim aproveito o melhor dos dois mundos. Da uma olhada nesse vídeo, acho que vai te ajudar bastante.
Se for um banco sólido e o rendimento realmente fizer diferença, eu considero sim. Mas quando é promoção por tempo limitado, geralmente não acho que valha a pena mudar tudo por causa disso.
Já troquei e me arrependi
O rendimento era ótimo, mas o app vivia fora do ar. Hoje eu olho muito mais para estabilidade, facilidade de uso e suporte antes de pensar só na rentabilidade.
Eu já pensei bastante sobre isso e vejo assim:
Prós de trocar de banco pelo rendimento maior:
-
Possibilidade de ganhar mais com o dinheiro parado, principalmente em CDBs promocionais
-
Alguns bancos digitais têm apps simples e investimentos fáceis de acompanhar
-
Dá pra usar o banco só como “investimento”, sem abandonar o principal
Contras de trocar só por rendimento:
-
Promoções costumam ter prazo limitado
-
Atendimento e estabilidade do app podem deixar a desejar
-
Trocar tudo de banco pode dar trabalho (salário, débitos automáticos, cartão)
-
Diferença de rendimento nem sempre compensa a dor de cabeça
No fim, acho que vale usar bancos diferentes para objetivos diferentes, sem precisar trocar tudo só por causa de uma taxa melhor.
Eu vejo banco como algo de longo prazo. Rendimento muda o tempo todo, promoções vão e vêm. Atendimento, segurança e confiança pesam mais pra mim do que ganhar alguns décimos a mais.
Na prática, dá pra usar vários bancos sem “trocar” de vez. Aproveita o rendimento maior onde faz sentido, mas mantém uma conta principal que você confia. Hoje em dia isso ficou bem mais fácil.