Vale a pena pegar empréstimo para financiar estudos?

Estou considerando pegar um empréstimo para financiar meus estudos. Isso é uma boa ideia? Quais são as vantagens e possíveis armadilhas?

1 curtida

Olha, existe sim a possibilidade que pegar o empréstimo pode valer a pena. Mas existem também os financiamentos estudantis, tipo FIES ou PROUNI, que as taxas de juros são, de maneira geral, mais baixas.

Aí você tem que levar em consideração o valor que você pagaria no final. Mas por exemplo, se esses financiamentos estudantis não funcionarem para você, e estudar seja uma prioridade, talvez valha a pena.

1 curtida

Sim, pode valer a pena se você tiver um controle financeiro para realizar os pagamentos e conseguir boas condições de juros . Tanto o empréstimo quanto o financiamento tem vantagens. Por isso, vale estudar bastante as opções disponíveis para você.

Dependerá também do valor total do pagamento. Talvez, numa faculdade, valha a pena pagar só as mensalidades. Agora, se for para cursos soltos, que você não possa parcelar o valor total, o empréstimo pode ser sim uma boa escolha. Tem que entender melhor a situação que você se encontra para poder dar um direcionamento melhor, colega @miguellima

1 curtida

Tem algumas coisas que eu acho que você tem que considerar. Eu não peguei um empréstimo, mas fiz financiamento para conseguir prestar a faculdade que eu queria na época - e tenho que pagar uma bolada todo mes agora pelos próximos anos kkk

Mas o que eu coloquei na balança é o que vou te elencar aqui embaixo:

• Seu custo de vida: Você precisa levar em consideração todos os seus custos de vida durante a faculdade, incluindo mensalidades, alimentação, moradia, transporte e materiais escolares.
  • Sua renda: Você precisa avaliar se conseguirá um emprego com um salário alto o suficiente para pagar o empréstimo após a formatura.
  • Suas outras opções de financiamento: Você deve considerar outras opções de financiamento, como bolsas de estudo, auxílio estudantil e trabalho de meio período.
  • Seus objetivos de carreira: Você precisa pensar em como um diploma de ensino superior vai te ajudar a alcançar seus objetivos de carreira.
1 curtida

Então, é que na real não é para um curso superior em si. É para um curso fora do país… Eu consegui a bolsa, mas não consigo arcar com todos os gastos para ir até lá, morar durante um tempo e depois voltar…

Sei que na volta isso será bem visto no meu currículo e pode me dar boas oportunidades, mas agora eu não conseguiria arcar com isso + a mensalidade da faculdade que já pago. Entende?

Por isso o empréstimo estudantil foi algo que me veio à cabeça.

1 curtida

Olha, levando em consideração essa situação… Aí eu acho que vale a pena. Porque é um tipo de investimento diferente na sua educação, né?

Você já está finalizando a faculdade? Daria conta de conseguir encaixar a parcela do empréstimo no seu orçamento? Outra coisa, já pensou em fazer uma vakinha? Tem muita gente que faz para esse tipo de oportunidade e consegue angariar bastante grana, sem que o empréstimo seja necessário (ou pelo menos, o valor integral do empréstimo).

Eu faria, sim, porque pelo menos vou viver um sonho. Até trancaria a faculdade por um período para conseguir fazer e depois voltaria e terminaria.

1 curtida

Foi o que fiquei pensando também… Mas decidi só focar no empréstimo e não contar com a boa vontade dos outros. Até pq é um sonho meu…

Tem algum banco que vocês indicam para pegar empréstimos com taxas de juros mais baixas?

1 curtida

Olha, se você está pensando em pegar um empréstimo para financiar seus estudos, é importante considerar alguns pontos. Primeiro, o financiamento estudantil pode ser uma boa ideia se você acredita que o curso vai aumentar significativamente suas chances de conseguir um emprego melhor no futuro. Eu mesmo peguei empréstimos quando fui fazer minha pós-graduação, e isso me ajudou a alcançar posições melhores no mercado de trabalho.

Por outro lado, é essencial analisar as taxas de juros do empréstimo. Muitas vezes, os empréstimos estudantis têm juros mais baixos do que outros tipos de crédito, o que pode ser vantajoso.

Se optar pelo empréstimo, tente fazer um planejamento financeiro detalhado para garantir que você conseguirá arcar com as parcelas no futuro. Eu fiz e não me arrependo, mas paguei por bastante tempo e foi algo bem difícil pro meu orçamento.

1 curtida

Até onde eu sei, tem algumas opções boas no mercado (mas tudo vai depender do valor e do prazo do pagamento…): Creditas, Caixa, Banco do Brasil, Itaú, Sicoob! Todas são ótimas opções.

O Creditas sei que é a melhor taxa do mercado, com 1,49% a.m. Os outros são tudo acima de 2%.

1 curtida

Ei, @miguellima, tudo bem por aí?

Entendo que aprender sobre :moneybag: Empréstimos e as melhores linhas de crédito para investir no seu futuro pode ser algo difícil num primeiro momento, né? Mas aqui na comunidade Net Dinheiro, já falamos várias vezes sobre o assunto, com ideias bem legais (assim como as que a galera deixou nesse post) para tentar expandir seus horizontes.

Vou deixar alguns links para você dar uma olhada: