Vale a pena pegar empréstimo para abrir um negócio?

Estou pensando em abrir um negócio próprio e precisaria de um empréstimo para começar. Vale a pena assumir essa dívida para empreender? Quais são os riscos e benefícios?

10 curtidas

Olha, acho que como tudo na vida, depende. Você não tem nenhum dinheiro para investir no seu negócio? Ou você está buscando um empréstimo baixo, que não vai ter risco de te desonerar? Depende muito!

Abrir um negócio com empréstimo pode ser uma decisão estratégica , mas exige análise cautelosa e planejamento detalhado para evitar problemas futuros. Acho que, PRA MIM, as desvantagens são maiores que as vantagens nesse caso, porque vai que não dá certo? Vc vai ter um empréstimo para pagar! Vou deixar uns pontos para você considerar:

• Dívida e juros: É necessário pagar o valor emprestado com juros, o que aumenta os custos e exige boa gestão financeira para evitar inadimplência.
  • Risco de inadimplência: Caso o negócio não prospere, o pagamento do empréstimo pode se tornar um problema, afetando o histórico de crédito e gerando consequências negativas .
  • Pressão para o sucesso: A necessidade de cobrir as parcelas do empréstimo pode gerar pressão para que o negócio seja lucrativo rapidamente, o que pode levar a decisões precipitadas.
  • Dificuldade de acesso: Obter crédito, principalmente para iniciantes , pode ser um processo burocrático e complexo , exigindo garantias e histórico de crédito positivo .

Espero que te ajude de alguma forma!

7 curtidas

Depende de milhares de fatores: capacidade de retorno do investimento, suas habilidades como administrador, riscos que você está disposto a assumir, capacidade de fluxo de caixa… São todas coisas que só você poderá analisar.

Por que não começar pequeno evitando :moneybag: Empréstimos ? Monte o negócio na sua casa ou então vá até os clientes, ou divida os custos de um aluguel com um sócio de confiança, ou alugue um espaço num estúdio de terceiros até ter sua cartela de clientes.

Ou então, junte mais dinheiro. Não comece tendo apenas o dinheiro contadinho, pois problemas e gastos não pensados podem surgir.

11 curtidas

Concordo totalmente! Particularmente eu sugiro só investir em um negócio se você tem reservas/renda para aguentar 12 meses sem lucrar.

Não sou expert, mas já tive alguns negócios e as despesas costumam ser bem mais altas do que a gente prevê.

Mas vai de você se conhecer… se perder tudo, quanto isso vai te afetar? Se a resposta for: ‘vai acabar com a minha vida’, então sugiro repensar.

7 curtidas

Compreendo o que vc tá falando… E até concordo. Mas também acho que pode valer a pena sim! Principalmente se o negócio já tá começando a dar certo e, para melhorar, precisa de um empurrao financeiro que vc só consegue com um empréstimo, sabe?

Então, vale a pena sim pegar um empréstimo para abrir um negócio, mas depende de alguns fatores. Eu abri meu próprio negócio há dois anos com a ajuda de um empréstimo e foi a melhor decisão que tomei. O importante é ter um plano de negócios sólido.

Antes de assumir uma dívida, faça uma boa pesquisa de mercado para entender se há demanda pelo seu produto ou serviço. Os riscos existem, como a possibilidade do negócio não prosperar e você ficar com a dívida. Mas, se você estiver bem preparado, as chances de sucesso são maiores. Tenha uma reserva financeira para emergências e considere o empréstimo, para ser tipo uns investimentos no seu futuro.

7 curtidas

Eu acredito que pegar um empréstimo para abrir um negócio pode ser arriscado, especialmente se você não tem experiência anterior.

Os juros podem ser altos , dependendo do tipo de empréstimo que você pegar. Empréstimos bancários tradicionais costumam ter taxas menores que os de cartões de crédito, mas exigem garantias e podem ser mais difíceis de conseguir.

E negócios novos, acho que o pessoal já falou aí em cima, geralmente não tem boas opções de empréstimo por não terem um histórico mais longo… Então pode acabar saindo pela culatra, sabe?

8 curtidas

Eu sou contra colocar patrimônio e capital próprio em negócio.

O dinheiro do banco é caro, mas não é “seu”. Se você estiver fazendo a coisa certa, é provável que o seu negócio esteja rendendo o suficiente para pagar o banco. Se você perder, é mais uma perda que inclusive já está prevista na contingência do banco, e talvez em 3 anos você pode pagar os débitos por um valor irrisório, e limpar o seu nome.

Já se você perder o seu dinheiro, bem… você perdeu o seu dinheiro, o seu patrimônio. E aí, fica bem difícil recuperar caso você não recorra a um empréstimo bancário.

Ou seja, você pode muito bem recorrer ao empréstimo de uma vez.

7 curtidas

Compreendo seu ponto… Talvez faça sentido na minha situação, porque não consigo juntar o dinheiro do próprio negócio para investir mais, sabe? Teria que ser do meu mesmo!

8 curtidas

Acho que essa é a opção… Além de também separar e tentar juntar o dinheiro COM o negócio, não só para mim! Obrigada pelos pontos de vista.

6 curtidas

Ei, @sirlene, tudo bem? Vou deixar aqui alguns links do Net Dinheiro que podem te ajudar a ler mais sobre empréstimos e investimentos para o seu negócio. Acho importante ter mais insights antes de tomar uma decisão, que tal?

E tem outros também que podem te interessar:

10 curtidas