Recebi uma oferta de cartão premium com anuidade alta, mas vários benefícios. Quem tem, sente que realmente vale o custo ou é mais status?
Olá, tudo bem? Eu encararia como uma conta simples: quanto você “compra” de benefício por ano vs. o que você pagaria fora do cartão. Se você viaja pouco, raramente usa sala VIP e não usa seguro/locadora, a anuidade vira praticamente um imposto de status.
Agora, se você viaja algumas vezes no ano e realmente usa lounge, seguro-viagem e benefícios de viagem, aí começa a fazer sentido, mas hoje tem pegadinha: vários acessos a salas VIP deixaram de ser “livres” e passaram a depender de gasto mínimo ou de cotas por ano, então dá pra pagar caro achando que tem tudo e, na prática, usar bem menos.
Eu tenho cartão premium há anos e, pra mim, só vale a pena se você sabe exatamente como extrair valor. O cartão em si não faz milagre, o que importa é o ecossistema de pontos, as promoções de transferência e o jeito como você resgata.
Se você acompanha campanhas, consegue tirar um valor enorme em passagens ou upgrades. Se não acompanha nada e só acumula no automático, normalmente perde valor e a anuidade pesa.
Sendo bem honesta, muita gente paga mais pela sensação de “subir de nível” do que pelo uso real. Você vê sala VIP e seguros na propaganda e acha que tudo é ilimitado, mas na prática surgem limites de acesso, regras de gasto mínimo, salas cheias e seguros com coberturas menores do que você imaginava.
Vou deixar esse vídeo aqui que vai te ajudar a entender melhor quando vale a pena pagar ou não:
Antes de fechar, eu olharia com atenção:
-
Quantos acessos a sala VIP são realmente gratuitos e se existe exigência de gasto mínimo;
-
Se o seguro-viagem e o seguro de locadora exigem compra da passagem no cartão e quais são as coberturas;
-
Se a anuidade pode ser isenta por gasto mensal ou relacionamento com o banco;
-
Se o principal atrativo são pontos ou cashback, qual é a conversão real e se você costuma usar esse programa.
Se você só se encaixa em um desses pontos, provavelmente é mais status. Se se encaixa em vários, aí sim começa a valer.
Pra mim vale muito, mas porque eu uso de verdade. Viajo algumas vezes por ano e a sala VIP já me salvou em conexões longas, voos atrasados e até pra trabalhar com calma antes de embarcar.
O seguro-viagem e o de locadora também me dão uma tranquilidade que eu não tinha antes. O que aprendi é que não existe “cartão perfeito”, existe cartão certo pro seu perfil. Se o benefício principal for lounge, por exemplo, tem que olhar quantos acessos são gratuitos e se existe alguma regra escondida, senão a frustração vem rápido.
Eu acho que a decisão muda totalmente conforme o perfil de uso. Fiz essa comparação pra mim e ajudou bastante:
| Perfil | Quando costuma valer a anuidade | Quando geralmente não vale |
|---|---|---|
| Viaja pouco (0–2 viagens/ano) | Quando a anuidade é fácil de isentar ou o cartão tem um benefício muito específico | Pagar caro só por lounge quase sempre decepciona |
| Viaja moderado (3–6 viagens/ano) | Lounge + seguro + algum acúmulo de pontos já podem fechar a conta | Se não bate gasto mínimo e não usa seguro, vira custo alto |
| Viaja muito (7+ viagens/ano) | Benefícios passam a ser recorrentes e você sente o valor no dia a dia | Se o cartão limita demais os acessos ou tem muitas regras |
O ponto-chave é não olhar só a propaganda, mas o uso real ao longo do ano.
Eu já tive cartão premium caro achando que ia virar uma pessoa super viajada… e meu uso real era basicamente mercado, farmácia e parcelar eletrodoméstico
. No fim, eu pagava a anuidade sem usar quase nada do que o cartão oferecia.
Hoje penso assim: se você viaja, usa lounge, seguro e lembra de aproveitar os benefícios, ótimo. Se não, é só um cartão bonito com um boleto caro todo ano. Status, no fim das contas, costuma ser o benefício mais caro de todos.
Dá uma olhada nesse vídeo que vai te ajudar a entender melhor: