Vale a pena pagar anuidade em cartão de crédito premium?

Recebi uma oferta de cartão premium com anuidade alta, mas vários benefícios. Quem tem, sente que realmente vale o custo ou é mais status?

9 curtidas

Olá, tudo bem? Eu encararia como uma conta simples: quanto você “compra” de benefício por ano vs. o que você pagaria fora do cartão. Se você viaja pouco, raramente usa sala VIP e não usa seguro/locadora, a anuidade vira praticamente um imposto de status.

Agora, se você viaja algumas vezes no ano e realmente usa lounge, seguro-viagem e benefícios de viagem, aí começa a fazer sentido, mas hoje tem pegadinha: vários acessos a salas VIP deixaram de ser “livres” e passaram a depender de gasto mínimo ou de cotas por ano, então dá pra pagar caro achando que tem tudo e, na prática, usar bem menos.

9 curtidas

Eu tenho cartão premium há anos e, pra mim, só vale a pena se você sabe exatamente como extrair valor. O cartão em si não faz milagre, o que importa é o ecossistema de pontos, as promoções de transferência e o jeito como você resgata.

Se você acompanha campanhas, consegue tirar um valor enorme em passagens ou upgrades. Se não acompanha nada e só acumula no automático, normalmente perde valor e a anuidade pesa.

7 curtidas

Sendo bem honesta, muita gente paga mais pela sensação de “subir de nível” do que pelo uso real. Você vê sala VIP e seguros na propaganda e acha que tudo é ilimitado, mas na prática surgem limites de acesso, regras de gasto mínimo, salas cheias e seguros com coberturas menores do que você imaginava.

Vou deixar esse vídeo aqui que vai te ajudar a entender melhor quando vale a pena pagar ou não:

6 curtidas

Antes de fechar, eu olharia com atenção:

• Quantos acessos a sala VIP são realmente gratuitos e se existe exigência de gasto mínimo;

• Se o seguro-viagem e o seguro de locadora exigem compra da passagem no cartão e quais são as coberturas;

• Se a anuidade pode ser isenta por gasto mensal ou relacionamento com o banco;

• Se o principal atrativo são pontos ou cashback, qual é a conversão real e se você costuma usar esse programa.

Se você só se encaixa em um desses pontos, provavelmente é mais status. Se se encaixa em vários, aí sim começa a valer.

5 curtidas

Pra mim vale muito, mas porque eu uso de verdade. Viajo algumas vezes por ano e a sala VIP já me salvou em conexões longas, voos atrasados e até pra trabalhar com calma antes de embarcar.

O seguro-viagem e o de locadora também me dão uma tranquilidade que eu não tinha antes. O que aprendi é que não existe “cartão perfeito”, existe cartão certo pro seu perfil. Se o benefício principal for lounge, por exemplo, tem que olhar quantos acessos são gratuitos e se existe alguma regra escondida, senão a frustração vem rápido.

4 curtidas

Eu acho que a decisão muda totalmente conforme o perfil de uso. Fiz essa comparação pra mim e ajudou bastante:

Perfil Quando costuma valer a anuidade Quando geralmente não vale
Viaja pouco (0–2 viagens/ano) Quando a anuidade é fácil de isentar ou o cartão tem um benefício muito específico Pagar caro só por lounge quase sempre decepciona
Viaja moderado (3–6 viagens/ano) Lounge + seguro + algum acúmulo de pontos já podem fechar a conta Se não bate gasto mínimo e não usa seguro, vira custo alto
Viaja muito (7+ viagens/ano) Benefícios passam a ser recorrentes e você sente o valor no dia a dia Se o cartão limita demais os acessos ou tem muitas regras

O ponto-chave é não olhar só a propaganda, mas o uso real ao longo do ano.

2 curtidas

Eu já tive cartão premium caro achando que ia virar uma pessoa super viajada… e meu uso real era basicamente mercado, farmácia e parcelar eletrodoméstico :joy:. No fim, eu pagava a anuidade sem usar quase nada do que o cartão oferecia.

Hoje penso assim: se você viaja, usa lounge, seguro e lembra de aproveitar os benefícios, ótimo. Se não, é só um cartão bonito com um boleto caro todo ano. Status, no fim das contas, costuma ser o benefício mais caro de todos.

Dá uma olhada nesse vídeo que vai te ajudar a entender melhor:

2 curtidas