Vale a pena fazer declaração simplificada ou completa?

O próprio programa sugere uma opção, mas não sei se é sempre a melhor. Como vocês decidem?

5 curtidas

Sempre faço a simplificada, é bem mais fácil rs

5 curtidas

Oi, Luiza! :grin:

Eu já testei as duas formas algumas vezes para entender a diferença.

A declaração simplificada aplica um desconto padrão sobre a renda tributável. Esse desconto existe justamente para quem não tem muitas despesas dedutíveis para informar.

Em vez de listar gastos com saúde, educação ou dependentes, o sistema simplesmente reduz uma parte da renda automaticamente e calcula o imposto sobre o restante. Por isso, ela costuma ser mais vantajosa para quem tem poucos gastos dedutíveis.

Já a declaração completa funciona de forma diferente. Nesse modelo, você informa todas as despesas que podem reduzir o imposto. Entre as mais comuns estão gastos médicos, educação, dependentes e contribuições para previdência privada do tipo PGBL.

Quando essas despesas são relevantes, o valor abatido pode ser maior do que o desconto padrão da simplificada, e aí a completa passa a ser mais vantajosa.

Vale avaliar e ter uma noção de como foi o seu ano pra decidir qual vale mais a pena. Se precisar, procure um contador pra te auxiliar.

Aqui na Net Dinheiro tem várias informações sobre imposto de renda, aconselho a dar uma olhada.

6 curtidas

Na prática, eu decido olhando minhas despesas do ano. Se eu sei que tive gastos relevantes com saúde, educação ou previdência, já imagino que a completa pode compensar mais porque são gastos que reduzem bastante o imposto.

5 curtidas

Eu sempre faço a mesma coisa: preencho todos os dados normalmente e só decido no final. O programa da Receita calcula automaticamente os dois modelos, então dá para ver qual opção gera menor imposto ou maior restituição. Aprendi isso com esse vídeo aqui:

Pra mim, a simplificada costuma funcionar bem porque tenho renda de salário e poucas deduções. Mas ouvi falar que a completa costuma ser melhor quando você tem dependentes ou despesas médicas relevantes. Depende muito da sua realidade.

5 curtidas