Vale a pena fazer a declaração pré-preenchida?

A versão automática reduz erros ou ainda exige muita conferência?

5 curtidas

Eu uso a declaração pré-preenchida há alguns anos e acho que ajuda bastante. Ela já puxa informações de bancos, empresas e planos de saúde, o que reduz o risco de esquecer algo.

Mesmo assim, não dá para confiar 100% sem revisar tudo com calma.

5 curtidas

A versão pré-preenchida facilita muito, principalmente para quem tem poucas fontes de renda. Porém, já vi casos de dados incompletos ou divergentes.

Por isso, é essencial conferir informe de rendimentos antes de enviar.

6 curtidas

Ela reduz erros de digitação, o que já é uma grande vantagem. Mas não substitui a conferência manual. Eu sempre comparo cada valor com os documentos que recebi das empresas e bancos.

5 curtidas

A declaração automática agiliza bastante o processo, mas não é perfeita. Às vezes faltam informações de investimentos ou aparecem dados desatualizados.

A responsabilidade final ainda é do contribuinte.

5 curtidas

Para quem tem renda simples e poucos investimentos, a pré-preenchida costuma resolver quase tudo.

Já para quem tem renda variável ou operações mais complexas, a revisão precisa ser ainda mais cuidadosa.

5 curtidas

Eu considero uma ótima ferramenta para ganhar tempo. Mas sempre reviso dependentes, despesas médicas e investimentos. Pequenos erros podem gerar malha fina, então não dá para enviar sem conferir.

5 curtidas

A principal vantagem é evitar esquecer alguma fonte de rendimento, já que a Receita cruza dados.

Mesmo assim, pode haver atraso no envio de informações por parte das empresas, então vale conferir antes de finalizar.

5 curtidas

No geral, acho que vale muito a pena usar a pré-preenchida, mas com atenção. Ela facilita, mas não elimina a necessidade de checar cada campo.

É uma ajuda, não uma substituição da responsabilidade.

5 curtidas