Vale a pena contratar um plano de previdência infantil?

Estou pensando em investir no futuro financeiro dos meus filhos e gostaria de saber se contratar um plano de previdência infantil é uma escolha vantajosa.

2 curtidas

Bernardo, sinceramente, a decisão de contratar um plano de previdência infantil depende de vários fatores, como seus objetivos financeiros para o futuro do seu filho, sua capacidade de investimento e sua confiança no mercado financeiro.

Esses planos geralmente têm um horizonte de investimento de longo prazo, o que pode ser vantajoso para acumular um patrimônio para a educação ou outros objetivos futuros da criança. No entanto, é importante considerar também outras opções de investimento, como uma poupança tradicional ou um fundo de investimento, e comparar os custos e benefícios de cada opção. Além disso, lembre-se de que investir sempre envolve algum grau de risco, então é importante fazer uma análise cuidadosa e, se necessário, buscar orientação de um consultor financeiro.

1 curtida

Eu fiz para os meus netos há anos e não me arrependo. Mas, é o que a Soraya falou acima, é preciso ter bastante planejamento e, hoje em dia, talvez outros tipos de investimento possam valer mais a pena. Eu só vejo vantagens, e deixo uma parte do meu patrimônio pra eles - que ainda são pequenos.

Eu vou deixar aqui algumas das coisas que me incentivaram a começar esse plano de previdência infantil, para ver se te ajuda:

• Começar a investir cedo: Quanto antes você começar a investir, mais tempo o dinheiro terá para se multiplicar com os juros compostos. No caso da previdência infantil, os aportes começam desde a infância da criança, o que potencializa ainda mais o efeito dos juros.
  • Garantir um futuro mais tranquilo para a criança: O plano de previdência pode servir como uma fonte de renda para a criança quando ela alcançar a idade adulta, ajudando a custear estudos, a compra de um imóvel ou outros objetivos.
  • Disciplina e educação financeira: Investir em um plano de previdência infantil ensina a criança desde cedo a importância de poupar e investir para o futuro.
  • Vantagens fiscais: Em alguns casos, as contribuições para a previdência infantil podem ser dedutíveis do Imposto de Renda, o que reduz a carga tributária da família.
  • Flexibilidade: Diversos planos oferecem opções de investimento e prazos de resgate flexíveis, permitindo que você personalize o plano de acordo com suas necessidades.

Por outro lado, por ser algo longo, o dinheiro não fica disponível rápido e pode ser que não renda tanto, a depender das variações de mercado…

2 curtidas

A previdência privada infantil deve ser considerada um dos elementos fundamentais que compõem um planejamento eficiente com foco no longo prazo. Se você estiver pensando em algo para um futuro próximo, talvez não seja uma boa opçao.

Eu tive e resgatei quando fiz 18, e recebi uma espécie de “mesada” do banco até os 21 porque estava na faculdade. O valor era bom, mas a contribuição foi proporcional… Para mim, foi ótimo, comprei meu carro e ainda guardei um valor da quantia, que me ajudou a começar minha vida após faculdade.

1 curtida

Ano passado estava pensando bastante se fazia ou não para meus pequenos e assisti esse vídeo, que ajudou na minha decisão:

Eu optei por não fazer e seguir com outras formas de investimentos.

1 curtida

Carlos, valeu pela resposta super completa. Você tem alguma desvantagem pra pontuar? Queria saber o outro lado mais a fundo…

1 curtida

Opa, é pra já! Claro que tudo tem seu lado positivo e negativo, apesar de eu não pensar muito nessa última opção rsrsrs

O que vi na época (e até hoje) como possíveis desvantagens foi:

• Investimento de longo prazo: O dinheiro aplicado na previdência infantil fica indisponível até o vencimento do plano, o que exige planejamento e disciplina.
  • Custos: Os planos de previdência infantil podem ter taxas de administração e outros custos que reduzem o retorno do investimento.
  • Riscos do mercado: O valor do investimento está sujeito aoscilações do mercado financeiro, o que significa que você pode perder dinheiro se o mercado estiver em baixa.
  • Necessidade de acompanhamento: É importante acompanhar o desempenho do plano e fazer ajustes quando necessário para garantir que ele esteja alinhado com seus objetivos.
1 curtida