Meu carro já tem alguns anos de uso. Ainda compensa pagar seguro completo?
Depende muito do valor do carro e do custo do seguro. Em alguns casos, o seguro pode acabar ficando caro em relação ao valor do veículo.
Mesmo assim, muitas pessoas continuam fazendo por causa da cobertura contra roubo, colisão e danos a terceiros.
Eu tenho um carro mais antigo e optei por um seguro mais básico, focado principalmente em roubo e terceiros.
Fiz cotação com a Porto Seguro e consegui um plano mais simples que cabia no orçamento. Para mim foi uma boa solução intermediária.
Uma coisa que vale a pena avaliar é o valor de mercado do carro. Se o veículo vale pouco, talvez um seguro completo não compense tanto. Nesses casos, muita gente prefere contratar apenas proteção contra terceiros.
Já tive carro antigo e fiz seguro pela Tokio Marine. O preço era mais acessível porque escolhi franquia mais alta.
Essa pode ser uma estratégia interessante: reduzir o valor da apólice mantendo alguma proteção.
Para carros mais antigos, algumas seguradoras oferecem planos chamados de seguro reduzido ou seguro essencial.
Eles cobrem situações mais graves, como roubo ou perda total. É uma alternativa para quem não quer pagar seguro completo.
Também vale olhar opções de seguradoras como Azul Seguros ou Mapfre, que às vezes têm planos específicos para carros com mais anos de uso. O importante é comparar várias cotações antes de decidir.
Se você usa o carro todos os dias ou mora em região com risco maior de roubo, o seguro pode continuar fazendo sentido mesmo com veículo antigo. O custo da perda pode ser maior do que o valor pago na apólice.
No fim, a decisão depende do custo-benefício. Compare o preço do seguro com o valor do carro e com o risco que você está disposto a assumir. Às vezes um plano parcial já resolve bem a situação.