Vale a pena comprar um imóvel para alugar?

Estou considerando investir em imóveis para obter renda passiva e gostaria de saber se comprar uma propriedade para alugar é uma estratégia financeira sólida.

2 curtidas

Cara, investir em imóveis para alugar pode ser uma jogada bem sólida sim. Os imóveis geralmente valorizam ao longo do tempo, então é como se você estivesse construindo um patrimônio. E o aluguel mensal pode ser uma grana extra constante, o que é sempre bom pra ter uma renda passiva rolando.

Eu usei o meu FGTS para comprar um imóvel na cidade que eu moro e trabalho, e valeu super a pena! Coloquei ele pra alugar assim que comprei, sem precisar fazer nenhuma reforma e o valor que recebo, paga o valor do financiamento e ainda sobra um troco pra mim.

Pra mim, valeu a pena!

2 curtidas

Beleza, mas não dá pra ignorar os perrengues e custos que vêm junto com isso, né? Tem impostos, taxas de condomínio, manutenção… Sem contar o risco de ficar com o imóvel vazio e sem aluguel entrando. Tem que ter uma grana guardada pra esses imprevistos. Como você se organizou pra isso?

1 curtida

Então, eu já recebo bem e já tenho meus investimentos. Comprar o imóvel foi só uma forma de diversificar a fonte. Até porque, eu já tenho minha moradia própria, então se desocupar e eu não conseguir alugar de novo… Eu vendo e tento de novo em outro imóvel, em outra localização. Com o tempo, a tendência é ele valorizar, então não foi $$ perdido, ao meu ver. Mas tudo depende do que você já tem disponível pra investir nisso…

1 curtida

Concordo demais! Investir em imóveis é meio como plantar uma semente e esperar crescer, saca? Pode rolar uma valorização bacana ao longo do tempo, mas depende de muitos fatores, tipo a área, a demanda, essas coisas. É como um jogo de espera, mas pode valer a pena no longo prazo.

Por aqui, decidir jogar esse jogo e até o momento, tô ganhando, rs. Mas o imóvel tá bem alugado e a renda passiva funciona - e o melhor, o imóvel é meu!

1 curtida

Eu vou ter que trazer uma visão contrária da galera de cima, @rafaelcastro . Ao meu ver, investir em imóveis pode ser uma furada se você não tiver uma reserva financeira boa. Imagina se o mercado imobiliário dá uma virada e seu imóvel desvaloriza? Além disso, contar com o aluguel como única fonte de renda passiva pode ser arriscado, já que sempre rola o risco de ficar sem inquilino por um tempo.

Eu preferi só manter minha grana investida em outro lugar, diversificar de outras formas, ao invés de queimar dinheiro comprando o imóvel. Mas, aqui onde eu moro, a especulação imobiliária não é lá essas coisas… Pode ser por isso também o peso da minha escolha.

1 curtida

Exatamente! Por mais que seja legal ter uma carteira diversificada, investir muito em imóveis pode deixar sua grana presa. Se rolar uma emergência ou uma oportunidade de investimento melhor, pode ser difícil vender um imóvel rápido. E aí, sua carteira fica menos flexível e você pode perder oportunidades de lucro.

1 curtida

Você pode ver mais sobre financiamentos imobiliários aqui: