Vale a pena comprar um carro novo ou usado?

Estou pensando em comprar um carro e gostaria de saber se é mais vantajoso adquirir um veículo novo ou usado em termos de custo-benefício.

2 curtidas

Falar a verdade pra você… O que eu penso nessas horas é o valor da revenda. Mano, um carro novo pode perder muito valor nos primeiros anos, sabe? Tipo, assim que sai da concessionária, já desvaloriza pra caramba.

Já um usado, a desvalorização é menor e você pode até conseguir vendê-lo por um preço parecido com o que pagou. Então, em termos de valor de revenda, um usado pode ser mais vantajoso. Mas essa é a minha opinião. Eu encarei um Financiamento de um HB20 usado há alguns anos e não me arrependo, valeu muito mais a pena do que comprar novo.

1 curtida

Olha… Entendo o que você quer dizer, mas vou te trazer um contraponto. Um dos lances legais de um carro novo é que ele geralmente vem com garantia de fábrica, então se der algum problema nos primeiros anos, você tá tranquilo. Já um carro usado, mesmo que seja revisado, pode ter mais chance de ter algum pepino escondido. Então, se você quer mais paz de espírito e menos dor de cabeça, um novo pode ser melhor nesse sentido.

1 curtida

Eu, como colecionador, vejo de outra forma. Uma coisa legal dos carros usados é que você pode encontrar modelos mais antigos ou até mesmo edições especiais que já não são mais fabricados. Isso pode dar um toque de exclusividade pro seu carro e deixar ele com mais personalidade. Mas claro, tem que ver se o modelo é confiável e se não vai dar muita dor de cabeça no futuro.

Todos os que já tive como colecionador, eu reformei, então não faria sentido eu pegar um carro 0km, né? Mas também foi difícil achar um usado bem conservado. São coisas que você tem que colocar na balança antes de decidir, não tem jeito

1 curtida

Pra mim, é assim: Se você busca o máximo de segurança, conforto e tecnologia e está disposto a pagar um preço alto, um carro novo pode ser a melhor opção. Se você tem um orçamento limitado e busca um bom custo-benefício, um carro usado pode ser uma boa alternativa.

Claro que dentro dessas duas opções tem muitas variáveis, muitos estilos de carros, montadoras, preços e afins, mas essa é a minha opinião. O que vocês acham que compensa mais? Vou deixar uma enquete aqui:

  • Carro Usado
  • Carro Novo
0 votantes
1 curtida

Esse é um assunto que eu curto trocar ideia e se prepara, porque vem textão aí:

Carro novo:

Vantagens:

  • Maior segurança: Carros novos geralmente possuem tecnologias de segurança mais avançadas, como airbags, freios ABS e controle de estabilidade, que reduzem o risco de acidentes.
  • Menor risco de problemas mecânicos: Carros novos possuem menor probabilidade de apresentar problemas mecânicos, o que significa menos gastos com manutenção e reparos.
  • Maior conforto: Carros novos geralmente oferecem mais conforto e dirigibilidade do que carros usados, devido à tecnologia mais recente e ao menor desgaste das peças.
  • Garantia de fábrica: Carros novos possuem garantia de fábrica, o que te dá mais segurança e tranquilidade em caso de problemas.
  • Menos desvalorização: Carros novos geralmente se desvalorizam menos do que carros usados nos primeiros anos.

Desvantagens:

  • Preço alto: O preço de um carro novo é geralmente muito mais alto do que o de um carro usado similar.
  • Depreciação imediata: Ao sair da concessionária, o carro novo perde uma parcela significativa do seu valor.
  • Financiamento: Na maioria dos casos, é necessário financiar a compra de um carro novo, o que aumenta o custo final do veículo.
  • Seguro mais caro: O seguro de um carro novo geralmente é mais caro do que o de um carro usado.

Carro usado:

Vantagens:

  • Preço baixo: O preço de um carro usado é geralmente muito mais baixo do que o de um carro novo similar.
  • Menor desvalorização: Carros usados já sofreram a depreciação inicial, o que significa que se desvalorizam menos ao longo do tempo.
  • Maior variedade de opções: No mercado de usados, você encontra uma variedade maior de modelos, marcas e anos, o que te permite encontrar um carro que se encaixe perfeitamente nas suas necessidades e orçamento.
  • Disponibilidade imediata: Você pode comprar um carro usado e começar a usá-lo imediatamente, sem precisar esperar pelo processo de entrega de um carro novo.

Desvantagens:

  • Menor segurança: Carros usados podem não ter as mesmas tecnologias de segurança que os carros novos, o que aumenta o risco de acidentes.
  • Maior risco de problemas mecânicos: Carros usados podem apresentar problemas mecânicos, o que significa gastos com manutenção e reparos.
  • Menor conforto: Carros usados podem oferecer menos conforto e dirigibilidade do que carros novos, devido ao desgaste das peças e à tecnologia mais antiga.
  • Sem garantia de fábrica: Carros usados geralmente não possuem garantia de fábrica, o que te deixa sem cobertura em caso de problemas.
  • Maior desvalorização a longo prazo: Carros usados se desvalorizam mais do que carros novos a longo prazo.
2 curtidas

É possível aprender e conhecer mais sobre financiamento de veículos aqui: