Vocês já fizeram isso para economizar juros ou liberar limite? Qual a opinião de vocês sobre isso?
Eu já antecipei parcelas algumas vezes para liberar limite, principalmente quando precisava fazer outra compra maior.
Para mim, vale a pena quando não compromete a reserva e ajuda na organização. Só não vejo sentido antecipar se o parcelamento já é sem juros e não há necessidade imediata.
Se a antecipação gerar desconto nos juros, pode ser interessante. Agora, se for apenas para pagar antes sem benefício financeiro real, eu prefiro manter o dinheiro rendendo até o vencimento.
Tudo depende da situação e do seu controle.
Já antecipei fatura quando queria reduzir o comprometimento mensal. Psicologicamente ajuda bastante ver menos parcelas futuras.
Mas financeiramente só compensa mesmo se houver desconto ou se você estiver evitando juros rotativos.
Antecipar pode ser útil para quem precisa liberar limite do cartão. Eu já fiz isso quando estava com o limite apertado.
Porém, sempre verifico se não estou deixando de manter dinheiro aplicado rendendo.
Eu só antecipo quando estou organizando as finanças ou querendo reduzir dívidas. Fora isso, se o parcelamento for sem juros, não vejo vantagem. Prefiro usar o dinheiro para reforçar reserva ou manter investido.
Para quem está no rotativo ou pagando juros altos, antecipar é excelente decisão. Já fiz isso para sair de uma situação apertada. Nesses casos, a economia com juros faz bastante diferença no longo prazo.
Tem que tomar cuidado para não antecipar e depois ficar sem liquidez. Já vi gente pagar tudo antes e depois precisar recorrer ao cartão novamente. O ideal é sempre manter equilíbrio e planejamento.
No fim, antecipar parcelas é uma ferramenta, não uma obrigação. Pode ajudar na organização ou na liberação de limite, mas só faz sentido se estiver alinhado com sua estratégia financeira e não prejudicar sua segurança.