Fiz várias compras no cartão nos últimos meses e agora comecei a pesquisar sobre milhas. Fiquei na dúvida: será que todo cartão de crédito gera milhas automaticamente ou tem que ser um cartão específico pra isso? Tô com medo de estar perdendo pontos sem saber.
Nem todo cartão de crédito oferece acúmulo de milhas aéreas. Na verdade, a maioria dos cartões mais simples ou básicos não conta com essa vantagem.
Para acumular milhas, é preciso possuir um cartão que esteja vinculado a um programa de pontos ou a um programa de fidelidade parceiro de alguma companhia aérea.
Passei pela mesma dúvida há um tempo, fiz um monte de compras achando que estava acumulando milhas automaticamente, mas descobri que nem todo cartão de crédito gera milhas, infelizmente.
A maioria dos cartões mais básicos, tipo os sem anuidade ou os mais populares, não tem esse benefício ativado por padrão.
No caso do Nubank, por exemplo, o cartão tradicional roxinho não gera milhas automaticamente, a não ser que você ative o programa de pontos chamado milhas Nubank antigo Nubank Rewards.
Então vale a pena dar uma olhada no seu cartão e ver se ele participa de algum programa de fidelidade, como Livelo, Esfera, TudoAzul, Smiles. Abaixo deixei uma tabela com alguns dos melhores cartões pra quem quer acumular milhas de verdade.
Tabela comparativa cartões de crédito para acumular milhas
| Cartão | Anuidade | Pontos por Dólar | Vencimento dos Pontos | Salas VIP | Observações |
|---|---|---|---|---|---|
| BRB Dux Visa Infinite | R$ 1.680 (grátis acima de R$ 35 mil/mês) | 5 a 7 | Nunca expiram | LoungeKey, Dragon Pass, Priority Pass (ilimitado) | Um dos melhores para viagens |
| Bradesco Amex Centurion | R$ 25.000 | 5 a 7 | Nunca expiram | Amex, Delta, Priority Pass | Altíssimo padrão, status elite em hotéis e locadoras |
| Caixa Investidor Visa Infinite | R$ 1.440 (grátis acima de R$ 25 mil/mês) | 4 a 6 | Nunca expiram | Dragon Pass + LoungeKey | Exige investimentos altos |
| C6 Carbon Mastercard Black | R$ 1.176 (grátis acima de R$ 8 mil/mês) | 2,5 a 3,5 | Nunca expiram | Dragon Pass (4 acessos ou ilimitado) | Boa relação custo-benefício |
| Itaú Azul Visa Infinite | R$ 1.260 (grátis acima de R$ 20 mil/mês) | 3 a 5,25 (Clube Azul) | Nunca expiram | Dragon Pass + Azul VCP | Pontos vão direto pro TudoAzul |
| Milhas Nubank (Roxinho) | R$ 190/ano ou R$ 19/mês (opcional) | 1 ponto por R$ 1 | Nunca expiram | Não oferece | Conversão em milhas limitada e sem salas VIP |
| Santander Unlimited Visa Infinite | R$ 2.000 (grátis acima de R$ 30 mil/mês) | Até 4 | Nunca expiram | Dragon Pass | Ideal pra quem viaja com frequência |
| Nomad Visa Infinite | R$ 0 | 1,6 a 3 | Nunca expiram | Dragon Pass (4 acessos/ano) | Exige investimento em dólares |
Confira esse vídeo aqui abaixo:
Nem todos os cartões oferecem milhas, infelizmente. Quando comecei a usar cartão de crédito, achei que qualquer compra já virava milha automaticamente.
Os cartões mais simples, sem anuidade, geralmente nem têm esse recurso. Hoje uso um Visa Infinite que me dá 4 pontos por dólar, e isso faz bastante diferença quando viajo. Se você está pensando em acumular milhas, vale escolher um cartão mais premium.
Não, a maioria dos cartões básicos não gera milha nenhuma. Eu usei por anos o cartão do banco sem saber disso, achando que estava acumulando alguma coisa só que não.
Cartões de crédito comuns, tipo aqueles que vêm com a conta corrente, raramente oferecem milhas.
Já os cartões black, infinite, platinum com companhias aéreas costumam ter bons programas de pontos. Mas é sempre bom ver a relação de pontos por dólar, validade dos pontos, e a facilidade pra transferir pras companhias aéreas.
O cartão Nubank só acumula pontos se você assinar o programa de milhas nubank, que é pago. E mesmo assim, os pontos não vão direto pras companhias aéreas, você tem que converter.
Eu acabei migrando pro cartão do Banco do Brasil que me dá 4 pontos por dólar e nunca expiram.
Hoje uso um cartão da Porto Bank que me dá 3,5 pontos por dólar e acesso a salas VIP. É outra realidade.
Mas se você usa um cartão básico, tipo os iniciais do Nubank, precisa ativar o plano de milhas nubank que é pago e mesmo assim não chega nem perto do acúmulo desses cartões top.
Olha, aqui na comunidade Net Dinheiro temos muitos conteúdos, dá uma olhada:
https://netdinheiro.com.br/t/o-que-sao-milhas-aereas/113457
https://netdinheiro.com.br/t/como-acumular-milhas-aereas/113456
https://netdinheiro.com.br/t/como-funciona-milhas-cartao-de-credito-santander/110345
https://netdinheiro.com.br/t/como-funciona-o-sistema-de-milhas-do-cartao-de-credito/110037