Tesouro Selic ainda compensa com a taxa atual?

Vejo muita gente falando que o Tesouro Selic é ótimo para reserva de emergência, mas com as taxas e impostos fico na dúvida se ainda é a melhor opção. O que vocês acham hoje?

8 curtidas

@CaioFontes Eu também já questionei isso por causa das taxas, mas quando coloquei tudo no papel fiquei mais tranquilo. Para reserva de emergência, eu ainda vejo o Tesouro Selic como uma das opções mais equilibradas.

Não é o investimento mais rentável do mundo, mas entrega três coisas importantes ao mesmo tempo: segurança, liquidez diária e previsibilidade. A taxa da B3 e o imposto incomodam, claro, mas no curto prazo a diferença para alternativas como poupança ou conta remunerada não costuma ser tão grande assim.

Para mim, o ponto principal é saber que o dinheiro está disponível em qualquer dia útil sem susto.

8 curtidas

@CaioFontes Já que o assunto é comparar, eu fiz uma tabelinha simples para decidir onde deixar minha reserva. Não é nada sofisticado, mas me ajudou bastante a visualizar os prós e contras.

Opção Liquidez Risco Rentabilidade esperada Observações
Tesouro Selic D mais 1 Muito baixo Próxima à Selic Incide IR e taxa da B3
Poupança Imediata Muito baixo Baixa Isenta de IR
CDB com liquidez diária Imediata ou D mais 1 Baixo Próxima ao CDI Depende do banco
Conta remunerada Imediata Baixo CDI parcial ou total Pode mudar regras

Depois disso, acabei deixando a maior parte no Tesouro Selic mesmo e uma parte menor em conta remunerada, só para ter acesso imediato.

7 curtidas

@CaioFontes Na minha visão, essa dúvida sempre vai existir porque reserva de emergência não é sobre maximizar ganho, é sobre minimizar dor de cabeça. Daqui a cinco ou dez anos, o nome do produto pode mudar, a taxa pode subir ou cair, mas o princípio continua o mesmo. Dinheiro de emergência precisa estar protegido, acessível e previsível. O Tesouro Selic cumpre bem esse papel hoje e cumpria há alguns anos também. Se amanhã surgir algo melhor, aí sim vale reavaliar. Enquanto isso, prefiro algo simples do que correr atrás de centavos a mais e perder liquidez.

7 curtidas

@CaioFontes Olá, esse vídeo aqui pode ajudar a responder a sua questão:

7 curtidas

@CaioFontes Eu penso um pouco diferente. Uso Tesouro Selic, mas não coloco cem por cento da reserva lá. Uma parte fica em CDB de liquidez diária de bancão e outra em conta remunerada. Não faço isso esperando ganhar mais, e sim para diversificar o acesso ao dinheiro. Já tive problema técnico em corretora uma vez e isso me deixou mais cauteloso. Mesmo assim, continuo achando o Tesouro Selic uma ótima peça central da reserva, só não a única.

7 curtidas

Acho que muita gente se frustra porque olha para o Tesouro Selic com cabeça de investimento e não de proteção. Se você comparar com renda fixa de médio prazo, realmente parece pouco atraente por causa do imposto. Mas quando a comparação é com poupança ou deixar parado na conta, ele ainda faz bastante sentido. No fim, o melhor é escolher algo que te deixe tranquilo em uma emergência real, não algo que renda um pouco mais no papel.

7 curtidas