Estou pensando em migrar para elétrico. O seguro costuma pesar muito mais?
Aqui não senti muita diferença não. Saí de um Corolla para um Volvo elétrico e o seguro ficou quase o mesmo valor. Acho que pesa mais o valor do carro e o perfil do motorista do que o fato de ser elétrico. A seguradora até comentou que alguns elétricos têm menos risco de incêndio e menos peças móveis.
Eu tinha exatamente essa mesma dúvida quando comecei a pesquisar sobre carro elétrico. Sempre ouvi falar que o seguro poderia ser bem mais caro e fiquei meio receoso por causa disso.
Esse vídeo aqui me ajudou bastante a entender melhor como funciona:
Ele explica alguns pontos que influenciam no preço, como o custo das baterias, peças e a quantidade menor de oficinas especializadas, que podem acabar aumentando o valor do seguro em alguns casos.
Quando fui fazer cotação para meu elétrico, percebi uma diferença enorme entre seguradoras. Uma me passou quase o dobro do valor, outra ficou só uns 10% acima do meu carro antigo.
Vale muito pesquisar e falar com corretor que já trabalha com elétricos, porque alguns ainda tratam como novidade.
Passei um bom tempo pesquisando sobre carro elétrico e uma coisa que sempre aparecia nas discussões era justamente o seguro. Como ainda é uma tecnologia relativamente nova por aqui, fiquei curioso para entender se realmente ficava muito mais caro ou se era mais mito.
No meio dessas pesquisas encontrei esse vídeo e achei bem esclarecedor:
O interessante é que ele não fala só de seguro. O vídeo entra em vários pontos sobre carro elétrico: custo real de uso, manutenção, depreciação, economia no dia a dia e comparação com carros a combustão. Acaba dando uma visão bem mais completa de quanto custa ter um elétrico de verdade.
Curiosamente, no meu caso o seguro ficou até mais barato. Saí de um SUV a gasolina para um elétrico menor e mais tecnológico. Como tem vários sistemas de assistência (frenagem automática, sensores, etc.), a seguradora considerou menor risco de acidente. Então acho que depende muito do modelo também.