Seguro cobre motorista que não é o principal?

Às vezes outra pessoa dirige meu carro. Isso pode dar problema em caso de sinistro?

8 curtidas

Pelo o que eu sei e já confirmei quando fiz meu seguro, normalmente cobre sim outro motorista, desde que ele esteja autorizado a dirigir o carro. No meu caso, por exemplo, minha esposa dirige às vezes e o seguro continua valendo. Só tem que ver se a seguradora pede para informar os condutores principais na apólice.

8 curtidas

Quando contratei o meu seguro, perguntei exatamente isso. A corretora me explicou que o seguro cobre quem estiver dirigindo o carro, não só o motorista principal. Mas algumas seguradoras pedem para declarar quem usa o carro com frequência, porque isso pode mudar o valor.

8 curtidas

Oi, Eduarda! Já passei por essa dúvida também. No meu seguro, qualquer pessoa habilitada pode dirigir o carro e ainda está coberta. A única coisa é que, se alguém muito jovem ou sem experiência estiver dirigindo, algumas seguradoras aplicam franquia maior.

8 curtidas

Pelo que eu aprendi quando fiz o seguro do meu carro, ele geralmente cobre outro motorista sim. Porém, é importante avisar se outra pessoa usa o carro com frequência, tipo cônjuge ou filho. Isso evita problema na hora de acionar o seguro.

8 curtidas

No meu caso, o corretor explicou que o seguro é do carro, não da pessoa. Então se outra pessoa estiver dirigindo e acontecer algo, normalmente está coberto. Só que tem regras na apólice, então vale sempre dar uma conferida nos detalhes.

8 curtidas

Eu já tive exatamente essa dúvida quando fui contratar o seguro do meu carro. Pelo que aprendi conversando com corretor e lendo a apólice, o seguro geralmente cobre sim outra pessoa dirigindo, não só o motorista principal, mas existem algumas regras importantes. O que mais pesa é se a pessoa usa o carro só de vez em quando ou com frequência.

Quando o seguro cobre

Na maioria das situações o seguro cobre um condutor que não é o principal. Se um amigo, parente ou cônjuge pegar o carro ocasionalmente e acontecer algum acidente, normalmente a cobertura continua valendo. O ponto principal é que a pessoa esteja habilitada e tenha autorização para dirigir o veículo.

• Motorista habilitado com CNH válida
  • Uso ocasional do carro, como um amigo ou familiar dirigindo de vez em quando
  • Condutores eventuais que não utilizam o veículo com frequência (geralmente menos de 15% do tempo)

Quando o seguro não cobre

O problema costuma aparecer quando o perfil real de uso do carro não foi informado na apólice. Se alguém usa o carro com frequência e não foi declarado como condutor adicional, a seguradora pode recusar a indenização. Isso acontece bastante quando o carro é usado por filhos jovens ou cônjuge.

• Motorista não habilitado ou com CNH irregular
  • Condutor habitual que não foi informado na apólice (principalmente menores de 26 anos)
  • Situações que podem ser consideradas fraude, como colocar o seguro no nome dos pais para baratear quando o filho é quem dirige mais

A dica que sempre sigo é bem simples: informar quem realmente usa o carro com frequência e ler as condições da apólice. Assim evita dor de cabeça na hora de acionar o seguro e garante que a cobertura vai funcionar quando precisar.

8 curtidas

Eduarda, eu também tinha essa dúvida. Quando fui contratar, me falaram que o seguro cobre sim outro motorista ocasional. Mas se for alguém que dirige o carro sempre, o ideal é colocar como condutor adicional na apólice.

8 curtidas

Pelo que vi quando renovei meu seguro, a cobertura costuma valer para qualquer motorista habilitado. Só que cada seguradora tem suas condições. Por isso eu sempre recomendo dar uma olhada na apólice ou perguntar direto para o corretor.

8 curtidas